Macau e Xangai assinam protocolo de cooperação para intensificar parcerias

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Macau, China, 21 ago (Lusa) - O chefe do Executivo de Macau e o presidente do município de Xangai assinaram hoje um acordo de cooperação para intensificar parcerias em áreas como o turismo, comércio e convenções e exposições.

As duas regiões ambicionam estreitar laços "nomeadamente nos domínios do turismo e da cultura, da economia, do comércio, das convenções e exposições, da cooperação financeira (...) da formação de trabalhadores da administração pública" entre outras, disse o chefe do Executivo de Macau, Chui Sai On, durante o discurso na cerimónia de assinatura do protocolo de cooperação entre Xangai e Macau.

No seu discurso, Chui Sai On enfatizou o facto de Xangai ser a cidade chinesa com maior produto interno bruto e que está empenhada em tornar-se num centro de economia internacional, comércio, navegação e inovação tecnológica. Já o desenvolvimento de Macau, disse Chui Sai On, passa pela aposta no turismo e em ser uma plataforma de serviços para a cooperação comercial entre a China e os países de língua portuguesa.

De acordo com o chefe do Executivo, ambas as regiões podem beneficiar uma com a outra por existir complementaridade entre os projetos.

Chui Sai On lembrou também a participação de Macau na primeira Exposição Internacional de Importações da China, em novembro, em Xangai, para a qual foi já constituída uma delegação do território, com representantes de serviços públicos, de associações de chineses ultramarinos e empresários.

Em junho, Macau assinou um acordo com a Bolsa de Diamantes de Xangai, para ser um centro de comércio de diamantes, aproveitando o papel de plataforma entre a China e os países lusófonos, que têm a matéria-prima, como pedras preciosas.

O acordo de cooperação foi assinado entre o Instituto de Promoção do Comércio e do Investimento de Macau (IPIM) e a Bolsa de Diamantes de Xangai para desenvolver a indústria de diamantes e joias no território.

MIM//PVJ

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Israel ataca posição militar no sul da Síria

O Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH) indicou que Israel atacou esta sexta-feira uma posição militar no sul da Síria, no mesmo dia em que foram registadas explosões no centro do Irão.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.