Arménia emite ordem de busca internacional de antigo ministro da Defesa

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Tiblissi, 21 ago (Lusa) -- As novas autoridades arménias emitiram uma ordem internacional de busca e captura contra o antigo ministro da Defesa Mikael Aratunian no quadro de uma investigação sobre os protestos antigovernamentais de 2008, indicou hoje a polícia.

"Aratunian (que reside atualmente na Rússia) foi declarado em busca internacional, embora por enquanto não seja através da Interpol", disse aos jornalistas o chefe da polícia da Arménia, Valeri Osipian.

A investigação sobre os protestos envolve também o antigo presidente Robert Kotcharian, libertado há uma semana depois de ter passado mais de duas semanas em prisão preventiva após ter sido acusado de subverter a ordem constitucional do país em 2008.

Em março desse ano, os protestos contra a alegada fraude nas eleições presidenciais de 19 de fevereiro originaram confrontos na Arménia, após o que o governo decretou o estado de emergência, que esteve em vigor durante 20 dias.

As presidenciais, validadas pela Organização para a Segurança e Cooperação na Europa, foram ganhas por Serge Sarkissian, delfim de Robert Kotcharian.

A investigação sobre os acontecimentos de março de 2008 foi retomada pouco depois da chegada ao poder, em maio passado, do político da oposição Nikol Pachinian, um dos líderes das manifestações contra o governo há 10 anos.

PAL//PVJ

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.