China assegura que El Salvador "não é troco" para Taiwan

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Pequim, 21 ago (Lusa) - O ministério dos Negócios Estrangeiros das China assegurou hoje que não houve precondições económicas para o estabelecimento das relações diplomáticas com El Salvador e que aquele país centro-americano "não é troco" para Taiwan.

"O estabelecimento dos laços diplomáticos é uma decisão política e não uma moeda de troco", sublinhou em conferência de imprensa o porta-voz do ministério dos Negócios Estrangeiros chinês, Lu Kang.

Lu assegurou que o Governo de El Salvador "reconheceu o princípio de 'uma só China' sem precondições económicas".

Pequim reagiu assim às acusações de Taipé, que afirmou hoje que o Governo salvadorenho pediu uma grande quantia de dinheiro em troca de manter as relações, e que Taiwan, em reação, decidiu romper com estas.

O porta-voz disse ainda que "o povo de Taiwan devia entender melhor a tendência dos tempos, em vez de pensar em dólares".

Lu sublinhou ainda que a China continua interessada em negociar o estabelecimento de laços com outros países, entre os quais a "única nação africana que mantém relações com Taiwan", numa referência à Eswatini (antiga Suazilândia).

Países que mantêm laços diplomáticos com Pequim não podem ter ligações a Taipé e vice-versa.

Taiwan, a ilha onde se refugiou o antigo governo chinês depois de o Partido Comunista tomar o poder no continente, em 1949, assume-se como República da China, mas Pequim considera-a uma província chinesa e ameaça usar a força caso declare independência.

Taipé e Pequim atravessam um período de renovadas tensões, desde a vitória de Tsai Ing-wen, do Partido Democrático Progressista (DPP), pró-independência, nas eleições presidenciais em Taiwan, em 2016.

Sob o seu mandato, cinco Estados já romperam relações com Taipé, incluindo São Tomé e Príncipe.

JPI//PVJ

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Homem ameaça fazer-se explodir no consulado do Irão em Paris

A polícia francesa cercou o consulado iraniano, esta sexta-feira, em Paris, depois de um homem ameaçar detonar explosivos presos ao corpo, segundo a agência Reuters.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.