Kofi Annan: Xanana Gusmão representa Governo Timor-Leste nas cerimónias fúnebres

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Díli, 21 ago (Lusa) - O Governo timorense designou hoje o ex-Presidente Xanana Gusmão para representar o executivo nas cerimónias fúnebres do ex-secretário-geral da ONU Kofi Annan, indicou em comunicado.

A decisão foi aprovada na reunião do Conselho de Ministros, depois de o Governo ter já expressado, no início da semana, "profunda consternação e tristeza" com a morte de Kofi Annan, recordando o contributo pela paz e diálogo internacionais.

"Ao longo da sua vida, Kofi Annan distinguiu-se como um empenhado e determinado defensor da paz e do diálogo internacional, contribuindo com a sua ação para o fim de múltiplos conflitos que ameaçaram a paz e segurança internacional", refere um comunicado do Governo.

"A memória de Kofi Annan ficará para sempre ligada à história de Timor-Leste já que trabalhou de forma incansável para o reconhecimento internacional do direito de autodeterminação do nosso Povo e, na sequência da consulta popular que determinou a independência da nossa Nação, lançou as bases em que assenta a construção do atual Estado Timorense", lembra o executivo.

A deliberação do Governo determina que Xanana Gusmão representará o Governo nas exéquias "salvo se estas tiverem um caráter privado, ou nas cerimónias de homenagem póstuma à sua memória que venham a ser realizadas".

Coube a Kofi Annan, poucos minutos antes das 00:00 de 20 de maio de 2002, entregar formalmente Timor-Leste aos timorenses numa cerimónia que marcou a restauração da independência do país.

Annan tinha supervisionado a assinatura do histórico acordo de 05 de maio de 1999, entre Portugal e a Indonésia, o que permitiu o referendo em que os timorenses escolheram ser independentes.

O antigo secretário-geral da ONU e prémio Nobel da Paz de 2001 morreu no sábado aos 80 anos.

ASP // EJ

Lusa/Fim

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.