Aviso amarelo devido ao calor alargado até quarta-feira no continente

Aviso amarelo devido ao calor alargado até quarta-feira no continente
| País
Porto Canal com Lusa

O aviso amarelo devido ao calor, que teve início na semana passada, foi alargado até às 22:00 de quarta-feira nos 18 distritos de Portugal continental, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Os 18 distritos do continente vão estar sob aviso amarelo devido à persistência de valores elevados das temperaturas máximas até às 22:00 de quarta-feira.

Também o aviso amarelo de tempo quente para o arquipélago da Madeira foi alargado até às 21:00 de quarta-feira.

Este aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, é emitido quando há uma "situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica".

Na segunda-feira, a Autoridade Nacional de Proteção Civil anunciou o prolongamento do alerta vermelho em sete distritos do país até quarta-feira devido ao aumento do número de ocorrências que se tem registado.

O alerta vermelho, o mais grave da escala, foi ativado no sábado nos distritos de Braga, Bragança, Guarda, Porto, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu.

Alexandre Penha, adjunto de operações nacional da Autoridade Nacional de Proteção Civil, explicou que a decisão de prolongar o alerta -- que estava inicialmente definido até segunda-feira -- se deveu ao aumento do número de ocorrências de fogos, tendo-se registado 73 na sexta-feira, 98 no sábado, 113 no domingo.

A decisão de prolongar o alerta foi tomada "apesar de poder haver um desagravamento meteorológico", sendo antes baseada no aumento das ocorrências, afirmou.

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade durante a tarde nas regiões do interior, em especial do Centro e Sul, com condições favoráveis à ocorrência de aguaceiros e trovoada.

A previsão aponta ainda para vento em geral fraco do quadrante leste, tornando-se do quadrante oeste a partir da tarde e soprando moderado de nordeste nas terras altas até final da manhã e no final do dia.

As temperaturas mínimas no continente vão oscilar hoje entre os 16 graus Celsius (em Braga) e os 23 (em Faro e Castelo Branco) e as máximas entre os 30 (em Aveiro e no Porto) e os 39 (em Santarém).

Para a Madeira prevê-se céu pouco nublado e vento fraco a moderado do quadrante norte.

No Funchal as temperaturas vão variar entre os 21 e os 27 graus.

+ notícias: País

Prazo para candidaturas de educadores e professores estendido até quinta-feira

O Ministério da Educação decidiu estender até quinta-feira o prazo para a submissão de candidaturas aos concursos para colocação de educadores de infância e professores dos ensinos básico e secundário das escolas públicas.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.