Empresa fundada por português Farfetch quer entrar na bolsa de Nova Iorque

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 20 ago (Lusa) - A Farfetch, empresa de comércio 'online' sediada no Reino Unido e fundada pelo português José Neves, pediu hoje para começar a ser cotada na bolsa de Nova Iorque, prevendo uma avaliação superior a quatro mil milhões de euros.

Segundo um documento do regulador da bolsa norte-americana, citado pela agência Bloomberg, a multinacional Farfetch entregou documentos para começar a ser cotada naquele mercado de valores, propondo vender ações ordinárias de classe A sob a designação "FTCH".

Para isso, a empresa terá de fazer uma oferta pública inicial (IPO, sigla em inglês) na bolsa de Nova Iorque.

Após esse processo, a empresa quer também vender ações de classe B, que serão detidas pelo fundador da companhia e também presidente executivo, José Neves.

Citando fontes próximas do processo, a Bloomberg fala numa avaliação da companhia em cinco mil milhões de dólares (cerca de 4,4 mil milhões de euros).

A agência de informação financeira adianta que o IPO nos Estados Unidos será gerido pela JPMorgan e pela Goldman Sachs, entre outras instituições bancárias.

A agência Lusa tentou contactar a Farfetch em Portugal, mas até ao momento ainda não obteve resposta.

Lançada em 2008, a tecnológica Farfecth estava, no final de julho passado, presente em 45 países, ligando clientes de todo o mundo às principais marcas internacionais de roupa e acessórios de luxo.

O grupo é constituído pela Farfecth.com, a Farfetch Black&White, e a Store of the Future and Browns.

ANE // ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.