Polícia trata ataque a esquadra em Barcelona como "atentado terrorista"

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Cornellà de Llobregat, Espanha, 20 ago (Lusa) -- A polícia regional da Catalunha (Mossos d'Esquadra) está a tratar como "atentado terrorista" o ataque de hoje à esquadra de Cornellà, em Barcelona, em que o atacante foi abatido.

O comissário da polícia regional Rafael Comes, "número dois" da polícia de Barcelona, disse numa conferência de imprensa que o atacante, armado de uma faca gritou "Alá" e outras palavras que os polícias não compreenderam.

Segundo o comissário, o atacante lançou-se na direção de um agente demonstrando uma vontade "claramente homicida".

O responsável disse por outro lado que não há qualquer indício, até ao momento, de que o ataque esteja relacionado com os atentados de há um ano em Barcelona e Cambrills, que fizeram 16 mortos.

O ataque ocorreu pouco antes das 06:00 locais (05:00 em Lisboa), em Cornellà de Llobregat, nos arredores de Barcelona (nordeste de Espanha).

Seguindo o comissário, a porta de segurança da esquadra estava fechada no momento do ataque, mas o suspeito tocou repetidamente para entrar e falou com os agentes através de um intercomunicador.

Depois de decidirem deixá-lo entrar, ele sacou uma "faca grande" e arremeteu contra os agentes.

O suspeito, que não foi identificado pelas autoridades, residia perto da esquadra.

Comes disse que a polícia está a investigá-lo e que aguarda um mandado judicial para fazer buscas no apartamento em que residia.

MDR // EL

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.