Viana aguarda resposta do Governo a pedido de exceção para Serenata da Romaria d'Agonia

| Norte
Porto Canal com Lusa

Viana do Castelo, 18 ago (Lusa) - O presidente da Câmara de Viana do Castelo disse hoje estar a aguardar resposta do Governo ao pedido de exceção na proibição de fogo-de-artifício, para permitir a realização, no domingo, da Serenata, durante as festas da Agonia.

"O fogo de domingo é um fogo diferente. É lançado no rio. Já falei com o secretário de Estado da Administração Interna e fiz uma exposição ao senhor ministro da Administração Interna para ser declarada a exceção. Vamos aguardar", afirmou o presidente da câmara, José Maria Costa.

O autarca, que falava aos jornalistas no final do cortejo histórico, integrado na Romaria d'Agonia adiantou que "a segurança está em primeiro lugar".

"Vamos ver qual é a resposta do Governo. Devemos respeitar o clima de segurança e a precaução que deve ser feita para que não haja incidentes na época de fogos, mas pedimos a exceção para este caso concreto, por ser um fogo diferente", referiu.

A serenata e a cachoeira de fogo-de-artifício que cai da ponte Eiffel, com o rio Lima como pano de fundo, é o número que, normalmente, assinala o final da romaria. Este foi antecipado para a noite de domingo.

Na sexta-feira, a comissão de festas da Senhora da Agonia anunciou o cancelamento das sessões de fogo-de-artifício, acatando o despacho governamental devido às condições climatéricas.

Face às previsões meteorológicas para os próximos dias, que apontam para um significativo agravamento do risco de incêndio florestal, o Governo, através do ministro da Administração Interna assinou, na sexta-feira, o despacho que determina a Declaração da Situação de Alerta para o período compreendido entre os dias 18 e 22 de agosto, para os distritos de Braga, Bragança, Guarda, Porto, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu.

A Autoridade Nacional de Proteção Civil colocou em alerta vermelho sete distritos do norte do país, face às previsões de tempo quente e seco e vento forte.

Até segunda-feira, estarão em alerta vermelho, para o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais, os distritos de Braga, Bragança, Guarda, Porto, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu.

No âmbito da declaração, prevista na Lei de Bases de Proteção Civil, serão implementadas medidas de caráter excecional, como "a proibição total da utilização de fogo-de-artifício ou outros artefactos pirotécnicos, independentemente da sua forma de combustão, bem como a suspensão das autorizações que possam ter sido emitidas, enquanto vigorar a situação de alerta", indica comunicado da tutela.

Para além desta medida, será aumentado o "grau de prontidão e resposta operacional por parte da GNR e da PSP, com reforço de meios para operações de vigilância, fiscalização, patrulhamentos dissuasores de comportamentos e de apoio geral às operações de proteção e socorro que possam vir a ser desencadeadas".

Também o "aumento do grau de prontidão e mobilização de equipas de emergência médica, saúde pública e apoio psicossocial, pelas entidades competentes das áreas da saúde e da segurança social" e mobilização em permanência das equipas de Sapadores Florestais, do Corpo Nacional de Agentes Florestais e dos Vigilantes da Natureza que integram o dispositivo de prevenção e combate a incêndios.

Até 22 de agosto, será ainda proibido o acesso, circulação e permanência no interior dos espaços florestais, previamente definidos nos Planos Municipais de Defesa da Floresta Contra Incêndios (PMDFCI), bem como nos caminhos florestais, caminhos rurais e outras vias que os atravessem.

"O Governo acompanha em permanência o evoluir da situação operacional e apela aos cidadãos para que adequem os seus comportamentos ao quadro meteorológico que tem sido amplamente divulgado", assinala.

ABYC (FP) // TDI

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

“Fui ao mar buscar água para lavar a louça”. 14 pessoas vivem sem água e luz no parque de campismo de Cortegaça

Sem acesso a água potável e eletricidade. É assim que 14 pessoas ainda vivem no parque de campismo de Cortegaça, no concelho de Ovar. Dívidas contraídas pela anterior gestão da infraestrutura estão na origem de um problema cuja solução, mais de meio ano depois, poderá chegar já no final do mês de abril.

Homem desaparecido há mais de um mês encontrado morto em habitação devoluta em Braga

Um cadáver foi encontrado, na tarde desta quinta-feira, no interior de uma habitação devoluta na Rua Cidade do Porto, em Braga. 

Vítima encarcerada após despiste na A28

O despiste de um veículo ligeiro, na A28, na saída de Outeiro, em Viana do Castelo, deixou na tarde desta quinta-feira, uma mulher de 45 anos encarcerada.