Polícia indiana caça tigre fêmea que num mês só atacou homens

| Mundo
Porto Canal / Agências

Nova Deli, 29 jan (Lusa) - Autoridades indianas anunciaram hoje que ativaram um dispositivo para caçar um tigre fêmea que, no mês passado, matou oito pessoas, todas do sexo masculino, no norte do país, noticiou hoje o diário Time of India.

A última vítima da "devoradora de homens", como a imprensa local chama, foi Devendra Saini, um agricultor de 35 anos, que foi atacado enquanto trabalhava no campo no distrito de Bijnor, no Estado de Uttar Pradesh.

A mulher do fazendeiro disse às autoridades locais que o tigre arrastou o marido até a floresta antes de matá-lo.

A história do felino assassino começou a 29 de dezembro, quando matou outro agricultor, Vijay Singh, de 20 anos, no distrito de Moraújo, também em Uttar Pradesh.

De acordo com fontes dos serviços florestais, sete dos ataques do animal ocorreram em Uttar Pradesh, enquanto o outro teve lugar no Estado vizinho de Uttarakhand.

"No momento, a tigre encontra-se perto da aldeia de Badhapur no distrito de Bijnor", disse o agente florestal, Kamlesh Kumar.

A guarda-florestal enviou seis homens armados para caçar o felino que "devora homens" e, apesar de terem sido colocadas várias armadilhas, a sua captura continua complicada, porque durante o dia esta esconde-se nas plantações de canas-de-açúcar, que cobrem 90 por cento da região.

A Índia tem cerca de 1.700 tigres, que representa 60 por cento da população mundial de uma espécie que também existe em outros países asiáticos como Bangladesh, Vietname, Tailândia, Nepal e Camboja.

De acordo com o World Wildlife Fund, os tigres perderam 93 por cento do território total que costumavam ocupar, 45 por cento dos quais só na última década devido ao aumento da população e consequente uso de áreas de florestas em campos agrícolas, áreas urbanas e locais mineiros.

Esta perda de território tem elevado ataques de tigres a pessoas, incluindo o que ocorreu na sexta-feira no sul do estado de Tamil Nadu, quando, depois de várias semanas de busca, as autoridades locais conseguiram matar um tigre que havia devorado três pessoas.

MMT // PJA

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

Pedro Sánchez pondera demissão do governo espanhol após mulher ser alvo de investigação

O primeiro-ministro de Espanha, Pedro Sánchez, cancelou esta quarta-feira a agenda e vai decidir até segunda-feira se continua no cargo, na sequência de uma investigação judicial que envolve a mulher, disse o próprio.

Dois portugueses mortos e vários feridos em acidente na Namíbia

Dois portugueses morreram e vários ficaram feridos num acidente que envolveu hoje dois autocarros na zona de Walvis Bay, na Namíbia, disse à Lusa o secretário de Estado das Comunidades.