Câmara de Viseu tem a funcionar "via verde" para investidores

| Economia
Porto Canal / Agências

Viseu, 29 jan (Lusa) -- A Câmara de Viseu tem a partir de hoje a funcionar o Gabinete do Investidor, que pretende ser "uma verdadeira via verde" para o investimento empresarial e para os investidores.

"Em Viseu, os investidores não ficarão nem à porta, nem sem resposta", garantiu o presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques (PSD), lembrando que está assim a concretizar um compromisso eleitoral e a dar mais um passo no "novo ciclo de desenvolvimento do concelho".

O antigo secretário de Estado da Economia frisou que este gabinete permitirá aos investidores tratarem rapidamente dos seus assuntos, porque será um "gabinete facilitador, que ajuda a ultrapassar os obstáculos".

"Terão uma interlocução direta e em tempo útil, quer com a Câmara, quer na relação com outros organismos" que intervêm nos processos de licenciamento ou financiamento, como o Ministério da Economia, a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), a Inspeção Geral do Trabalho e também no acesso a fundos comunitários", explicou.

Segundo Almeida Henriques, este gabinete tem "uma estrutura ágil e simples", que não implicou custos, uma vez que foram aproveitados ativos que já existiam na autarquia.

"Não estamos a criar uma administração paralela", assegurou.

O Gabinete do Investidor -- que visa apoiar, facilitar, atrair e incentivar projetos de investimento empresarial - insere-se num programa mais vasto, chamado "Viseu Investe".

Tudo isto com o objetivo de criar "um clima amigo do investimento" em Viseu, sublinhou Almeida Henriques.

O autarca contou que este gabinete já tem vindo a ser testado, exemplificando com o projeto de expansão da empresa de congelados Beiranova, situada no Parque Industrial de Coimbrões.

"Foi aprovado o licenciamento de construção em três dias úteis", referiu, garantindo que será dado "tratamento privilegiado a todos os investidores" que procurem a Câmara, seja para investimentos de pequena ou grande dimensão.

AMF // SSS

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.