Euro recupera face ao dólar com menos turbulência na Turquia

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 16 ago (Lusa) - O euro recuperou hoje face ao dólar, numa altura em que a tensão em torno da crise financeira na Turquia parece acalmar e quando foi anunciado um recomeço do diálogo entre Estados Unidos e China.

Às 17:40 (hora de Lisboa), o euro seguia a 1,1375 dólares, quando na quarta-feira ao final da tarde negociava a 1,1344 dólares, registando já uma subida em relação ao dia anterior.

O ministro das Finanças da Turquia, Berat Albayrak, afirmou hoje que o país vai sair "ainda mais forte" da atual crise monetária e afastou a possibilidade de assistência financeira do Fundo Monetário internacional (FMI).

"Vamos sair ainda mais fortes desta turbulência", declarou Berat Albayrak numa teleconferência com investidores internacionais, citado pela televisão pública TRT.

As declarações foram acolhidas de forma positiva pelos mercados. A lira turca, que tem vindo a recuperar desde há três dias, subia cerca de 3% face ao dólar às 15:00 (hora de Lisboa).

A tensão comercial entre Estados Unidos e China também dá sinais de poder acalmar, depois de Pequim ter anunciado hoje que vai enviar um alto responsável a Washington, no fim do mês, para retomar as negociações bilaterais.

Divisas..........hoje................quarta-feira

Euro/dólar......1,1375.....................1,1344

Euro/libra......0,89468.................. 0,89365

Euro/iene.......126,29.................... 125,52

Dólar/iene......111,03.....................110,66

EO // MSF

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.