Angola vai delimitar mais cinco áreas de importância ecológica

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Luanda, 16 ago (Lusa) - Angola vai delimitar cinco novas Áreas Marinhas de Importância Ecológica ou Biológica (EBSAS), recentemente propostas pelo Grupo de Coordenação do Ordenamento do Espaço Marinho (OEM), indica hoje a imprensa angolana.

Segundo o relatório, além das EBSAS já existentes em Mussulo-Kwanza-Cabo e Namibe, o grupo de coordenação do OEM propôs a delimitação das do Chiloango (Cabinda) Ponta Padrão, Soyo (Zaire), Longa (Cuanza-Sul), Ombaca, Amboim (Benguela) e Bentiaba (também no Namibe).

A expansão das EBSAS faz parte do projeto de Gestão e Governação Espacial Marinha (MARISMA), financiado pelo Governo da Alemanha, com um valor de 8,9 milhões de dólares (7,7 milhões de euros).

O projeto, que teve início em 2014, está a ser desenvolvido no âmbito do Programa de Ação Estratégica da Convenção de Benguela, avaliado em 30 milhões de dólares (26 milhões de euros), que respeita os objetivos estabelecidos na Convenção da Corrente de Benguela (CCB), a serem aplicados entre 2019 e 2021.

O programa cobre um total de seis projetos, nomeadamente, o de Avaliação de Stock de Peixe (Ecofish), avaliado em 15 milhões de euros (13 milhões de euros), e o Reforço da Resiliência às Mudanças Climáticas no Sistema de Pesca da Corrente de Benguela, de quatro milhões de dólares (3,47 milhões de euros).

O programa integra também um outro de gestão baseado no ecossistema, de 3,7 milhões de dólares (3,2 milhões de euros), bem como outro destinado à Melhoria da Governação Oceânica e Gestão Integrada (BCLME III), de 11,8 milhões de dólares (10,26 milhões de euros).

Os custos operacionais e de recursos humanos do secretariado da Convenção da Corrente de Benguela conta com um valor anual de 600 mil dólares ((530 mil euros).

O grupo de financiadores integra a Alemanha, Noruega, União Europeia (UEE), Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Fundo Mundial para o Ambiente (WEF) e Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO).

JSD // JMC

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.