Nova Zelândia proíbe venda de casas a estrangeiros para combater especulação

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Wellington, 16 ago (Lusa) - A Nova Zelândia aprovou na quarta-feira à noite uma nova lei que proíbe os estrangeiros, com poucas exceções, de comprarem habitações, na tentativa de combater a especulação imobiliária no país.

A lei resulta de uma promessa de campanha da primeira-ministra Jacinda Ardern, que anunciou a sua intenção de tornar os imóveis mais acessíveis aos neozelandeses.

O Governo de Jacinda Ardern sempre atribuiu essa situação ao crescente apetite pelas propriedades por parte de investidores estrangeiros, com poder de compra superior ao dos neozelandeses, chegando mesma a identificar os investidores chineses como os principais culpados pelo aumento dos preços em Auckland.

A nova legislação proibirá os investidores que vivem no exterior de comprar casas na Nova Zelândia, com exceção dos australianos, que representam a segunda maior população de investidores estrangeiros, depois dos chineses, assim como aqueles que residem em Singapura, devido a um acordo de livre comércio entre aqueles países.

"Este é um passo muito importante que demonstra a determinação deste Governo em permitir que mais neozelandeses realizem o sonho de possuir casa própria", disse o ministro do Desenvolvimento Económico, David Parker.

Parker acrescentou que a lei tem como objetivo garantir que o valor das casas "seja estabelecido na Nova Zelândia e não nos mercados internacionais".

O Governo indicou num relatório recente que o setor imobiliário residencial aumentou 30% em cinco anos, o dobro do crescimento salarial, resultado na mais baixa taxa de aquisição de imóveis nos últimos 60 anos.

JMC // FST

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Depois dos telemóveis, Xiaomi lança oficialmente o seu primeiro veículo elétrico

O grupo chinês Xiaomi, que há anos prepara a entrada no setor automóvel, lançou esta quinta-feira o seu primeiro carro elétrico na China, onde se trava uma intensa guerra de preços entre dezenas de fabricantes.

Reconstrução de ponte que desabou nos Estados Unidos "não será rápida, fácil ou barata"

As autoridades norte-americanas reconheceram esta quarta-feira que a reconstrução da ponte de Baltimore que desabou na madrugada de terça-feira após o embate de um navio cargueiro "não será rápida, fácil ou barata" e apontaram como prioridade a reabertura do tráfego fluvial

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.