Mais de 50 mil crianças e jovens na Guatemala foram mães no primeiro semestre

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Cidade da Guatemala, 14 ago (Lusa) - A Guatemala registou um total de 51.110 crianças e jovens que foram mães entre os dez e os 19 anos no primeiro semestre de 2018, de acordo com o Observatório de Saúde Sexual e Reprodutiva daquele país.

A maior parte desse número corresponde a crianças de 19 anos (12.952), mas as estatísticas revelam que houve oito casos de crianças de dez anos de idade, 25 com 11 anos, 77 de 12 anos, 307 de 13 anos e 1.058 em jovens de 14 anos.

A gravidez na adolescência, acrescentou o observatório, é resultado de múltiplos fatores, como a pobreza, machismo, baixa escolaridade, práticas culturais ou violência sexual, situação que "perpetua o ciclo de pobreza, violência, desnutrição e impede o desenvolvimento".

O Observatório da Saúde Sexual e Reprodutiva contabilizou em 2017 um total de 92.259 casos de gravidez na adolescência, dos quais 48.450 correspondem a situações que envolvem menores.

JMC // MIM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Entra no mar em Espanha para resgatar jovem e morrem os dois 

Quatro pessoas morreram depois de terem caído ao mar em três acidentes nas costas atlântica e mediterrânica de Espanha, disseram os serviços de emergência espanhóis. As mortes ocorreram quando as autoridades espanholas emitiram avisos de ventos fortes e chuvas generalizadas em muitas partes do país.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.