Juíza torna-se na primeira mulher responsável por fiscalizar presidenciais no Brasil

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Brasília, 15 ago (Lusa) - A juíza Rosa Weber assumiu terça-feira a presidência do Tribunal Superior Eleitoral do Brasil, entidade responsável pelo processo das próximas eleições marcadas para outubro, tornando-se a primeira mulher responsável pela fiscalização da votação presidencial no país.

Weber, é a segunda mulher a assumir o cargo de presidente, em 73 anos de história daquele tribunal eleitoral.

A juíza tomou posse por um período de dois anos numa cerimónia na qual sublinhou que "a democracia é uma conquista diária e permanente", reforçada através do voto.

Rosa Weber, de 69 anos, lamentou os escândalos de corrupção dos últimos anos, o que gerou, admitiu, momentos "de deceção indesejável e descrédito da atividade política, que é essencial para a democracia e cuja respeitabilidade deve ser resgatada".

Com a tomada de posse de Weber, os três principais tribunais do país passam a ser chefiados por mulheres, bem como o Ministério Público, liderado por Raquel Dodge.

JMC // MIM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Investigadora portuguesa trabalha na criação de uma proteína para travar a malária

A microbióloga portuguesa Maria Rebelo está a trabalhar na produção de uma proteína que bloqueie o acesso de ligação do parasita que causa a malária à célula do hospedeiro e assim ajudar a travar a doença.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.