Venezuela: Dois militares detidos por alegado envolvimento no ataque a Maduro

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Caracas, 15 ago (Lusa) - Dois militares de alta patente da Guarda Nacional Bolivariana (polícia militar) foram detidos pelas autoridades venezuelanas por alegadamente estarem envolvidos no atentado falhado de 3 de agosto último contra o Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro.

Durante uma conferência de imprensa em Caracas, o procurador-geral Tarek William Saab, designado pela Assembleia Constituinte, afirmou aos jornalistas, terça-feira, o general de divisão Alejandro Pérez Gámez e o coronel Pedro Zambrano Hernández foram detidos.

O procurador não avançou mais pormenores sobre o envolvimento destes militares, nem o papel que tiveram no ataque.

Tarek William Saab afirmou ainda que o número de pessoas envolvidas "aumentou para 34" e que as autoridades venezuelanas não descartam que esse número aumente.

"Até agora há 14 detidos, entre eles estes dois militares, que foram apresentados (perante um juiz) e acusados", frisou, informando ainda que já foram emitidos 27 mandados de detenção, com alerta vermelho da Interpol, para os suspeitos que se encontram nos Estados Unidos e na Colômbia.

Alguns dos detidos já foram apresentados a tribunal, onde foram acusados de vários delitos, entre eles traição à pátria e tentativa de homicídio contra Nicolás Maduro.

A organização não-governamental Foro Penal Venezuelano tem denunciado que os detidos têm sido submetidos a torturas e maus tratos, entre eles o deputado Juan Requesens.

Em 4 de agosto último, duas explosões, que as autoridades dizem terem sido provocadas por dois drones, obrigaram o Presidente da Venezuela a abandonar rapidamente uma cerimónia de celebração do 81.º aniversário da Guarda Nacional Bolivariana (polícia militar), que tinha lugar em Caracas.

FPG // MIM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

OMS alerta para consumo de álcool e cigarros eletrónicos entre os jovens

Mais de metade dos adolescentes experimentaram álcool e um em cada cinco fumou recentemente cigarros eletrónicos, alertou esta quinta-feira o Escritório Regional Europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), num relatório sobre hábitos de saúde.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.