Governo autoriza arranque da terceira fase de obras no hospital de Gaia

Governo autoriza arranque da terceira fase de obras no hospital de Gaia
| Política
Porto Canal com Lusa

O Governo autorizou o arranque da terceira fase de obras no Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNG/E), indicou esta terça-feira a câmara de Vila Nova de Gaia após uma reunião com o Ministério da Saúde.

Em comunicado, a câmara de Gaia, distrito do Porto, refere que "com a fase B das obras no terreno, a tutela assumiu a prioridade à terceira fase da obra, autorizando o avanço dos projetos para a execução e financiamento da fase C do novo edifício hospitalar".

"É consensual para o Ministério da Saúde a concretização do Plano de Reestruturação de Instalações, de forma a garantir que, no final da fase B seja possível arrancar imediatamente com a fase seguinte, tendo como quadro temporal da fase C o período 2019-2021", refere a nota.

Em causa está uma das unidades do CHVNG/E, a localizada em Vila Nova de Gaia, equipamento que nas últimas semanas esteve no centro das atenções devido à denúncia de que estavam a ser realizados internamentos em macas no Serviço de Urgência.

Na segunda-feira, o conselho de administração do hospital afirmou, também em comunicado enviado à agência Lusa, que "estão resolvidos os problemas dos de internamentos prolongados em Serviço de Urgência", uma situação denunciada antes pela Ordem dos Enfermeiros.

A câmara de Gaia afirma hoje que há "boas notícias" para o CHVNG/E, isto após uma reunião esta manhã entre o ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, e a secretária de Estado da Saúde, Rosa Valente de Matos, o presidente da câmara Eduardo Vítor Rodrigues, o presidente do conselho de administração do hospital de Gaia, António Dias Alves, e o diretor clínico, José Moreira da Silva, representantes da ARS e da ACSS.

"Ficaram boas expectativas relativamente à efetiva melhoria das condições de funcionamento de um espaço que terá melhor e maior oferta na sua capacidade e diferenciação", lê-se na nota camarária.

+ notícias: Política

Eis a lista completa dos ministros do Governo de Luís Montenegro

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa audiência onde apresentou o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional. Veja a lista completa:

Governo de Montenegro é o terceiro com mais mulheres na história da democracia

O XXIV Governo Constitucional vai integrar 17 ministros além do primeiro-ministro, um número semelhante ao do último executivo de António Costa, e será o terceiro mais paritário da democracia, com 41% da equipa governamental composta por mulheres.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.