Ações da SAG Gest voltam a cair 19% e a valer 0,12 euros

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 14 ago (Lusa) -- As ações da SAG Gest -- Soluções Automóveis Globais caíam, cerca das 13:30, 19,19% para 0,12 euros, um dia depois da apresentação das contas até junho, que revelou um agravamento de prejuízos para 10,1 milhões de euros.

Até essa hora tinham sido transacionadas mais de 863 mil ações da empresa.

Ao início da manhã, a proprietária do importador da Volkswagen para Portugal chegou a estar a cair mais de 20% no índice geral da bolsa de Lisboa.

No encerramento da praça lisboeta na segunda-feira, as ações valiam 0,1485 euros, estreando-se hoje a valer 0,1325 euros.

Em comunicado enviado ao mercado, na segunda-feira, a empresa indicou que "continuou a verificar-se, durante o 1.º semestre de 2018, a tendência de agravamento do risco de liquidez, que contribui para o declínio da atividade operacional da SAG Gest, e em especial, da subsidiária SIVA".

A SAG GEST referiu que continuam as negociações "com potenciais investidores e outros 'stakeholders' no sentido de encontrar soluções que permitam garantir a sustentabilidade das principais atividades desenvolvidas na área do comércio e distribuição automóvel".

Não existe "até à presente data qualquer decisão ou acordo, nem garantia de que os termos de um eventual acordo venham a permitir salvaguardar a continuidade do Grupo SAG Gest tal como presentemente tem vindo a operar, nem garantia de que tal acordo venha a existir no futuro", acrescenta-se.

Em 27 de julho, a SAG GEST informou ao mercado que apesar de "decorrerem conversas exploratórias com potenciais investidores e outras partes interessadas, nenhuma decisão foi tomada" sobre eventuais vendas.

Num comentário à notícia do Jornal Económico sobre a possível venda da SAG, "no todo ou em parte ou apenas a venda da SIVA (importadora da Volkswagen), a empresa cotada em bolsa garantiu que "nenhuma decisão foi tomada, nem existe garantia de que tal decisão seja tomada".

A SIVA distribui as marcas Volkswagen, Audi, Skoda, Lamborghini e Bentley.

A SAG Gest garantiu estar a responder com uma "criteriosa e intensa gestão centralizada dos seus fluxos de caixa e uma permanente comunicação com as instituições financeiras que tradicionalmente a têm apoiado", assim como estar a desenvolver, com as marcas representadas pela SIVA, um "plano de reposicionamento do seu negócio, procurando inverter a atual situação e garantir a sustentabilidade deste grupo de empresas".

PL // MSF

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Boas ou más notícias para o crédito à habitação? Taxas Euribor com novas atualizações

A taxa Euribor desceu esta quinta-feira a três e a seis meses e subiu a 12 meses face a quarta-feira.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.