Portugal tem baixo risco de importação de poliomielite

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 14 ago (Lusa) - Portugal tem baixo risco de importação de poliomielite, segundo uma avaliação da Organização Mundial de Saúde divulgada hoje pela Direção-Geral da Saúde, que lembra que apesar de a doença estar erradicada o vírus ainda circula em África e na Ásia.

Segundo a última avaliação da Comissão para a Certificação da Erradicação da Poliomielite da Região Europeia da Organização Mundial da Saúde, Portugal tem "baixo risco de importação desta doença", cujo último caso foi registado em Portugal em 1986.

Em comunicado, a Direção-Geral da Saúde (DGS) afirma que para esta "avaliação positiva" contribuiu "a forte aposta no Programa Nacional de Erradicação da Poliomielite" e a articulação com os serviços de saúde, que "têm sido fundamentais para este sucesso".

"Mais de 30 anos volvidos, a poliomielite já não assusta pais, nem filhos. Hoje, são poucas as pessoas que se lembram da doença e das marcas que deixava para toda a vida", tendo o caminho para a sua eliminação sido iniciado em Portugal com uma maciça campanha de vacinação em 1965.

Desde então, têm sido "mantidos elevados níveis de cobertura vacinal" resultantes da aplicação do Programa Nacional de Vacinação, sublinha a DGS.

Mas -- defende -- "é preciso dar continuidade ao trabalho desenvolvido pois a doença está oficialmente eliminada em Portugal e na Europa desde 2002, no entanto, continua a registar-se a circulação de vírus em alguns países da África e da Ásia".

A Direção-Geral da Saúde lembra que a vacinação é a "melhor medida preventiva" para reduzir o risco de circulação do vírus da poliomielite a nível mundial e a única que permite erradicar a doença do planeta.

A poliomielite é uma doença infecciosa que afeta especialmente o cérebro e a espinal medula, podendo levar à paralisia dos músculos. É muito contagiosa e atinge sobretudo crianças muito novas.

O poliovírus pode transmitir-se através da ingestão de água ou alimentos contaminados por fezes.

Em Portugal, onde a doença foi oficialmente eliminada em 2002, a vacina é administrada cinco vezes como medida profilática às crianças com 2, 4 e 6 meses e 1,5 e 5 anos.

HN // JMR

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.