Bolsa de Wall Street negoceia em alta ao início da sessão

| Economia
Porto Canal com Lusa

Nova Iorque, 13 ago (Lusa) -- A bolsa de Nova Iorque negociava hoje em alta ao início da sessão, após o Banco Central turco ter anunciado a injeção de seis mil milhões de dólares no sistema financeiro para travar a queda da lira turca.

Às 14:45 (hora de Lisboa), o índice Dow Jones avançava 0,10% para 25.338,71 pontos e o Nasdaq subia 0,23% para 7.856,70 pontos.

Por sua vez, o índice alargado S&P 500 fixava-se em 2.836,91 pontos, mais 0,13%.

O Banco Central da Turquia anunciou hoje a injeção de seis mil milhões de dólares no sistema financeiro do país para garantir a liquidez dos bancos e travar a queda da lira turca face ao dólar norte-americano.

Através de um comunicado, o Banco Central da Turquia (TCMB) referiu que reduz os limites de reservas das divisas permitidas aos bancos turcos para, desta forma, retirar a moeda nacional do mercado, conseguir liquidez e estabilizar o valor da lira.

"Com esta medida vão injetar-se no sistema financeiro aproximadamente 10 mil milhões de liras (seis mil milhões de dólares norte-americanos) e três mil milhões de dólares em liquidez", assinalou a entidade no comunicado difundido através da página oficial na internet.

No domingo, o Presidente da Turquia considerou que a descida da lira turca resulta de "uma conspiração política" contra o país, que vai ripostar procurando "novos mercados e aliados", numa altura de crise nas relações com os Estados Unidos.

"O objetivo da operação é obter a rendição da Turquia em todos os domínios, das finanças à política. Enfrentamos de novo uma conspiração política secreta. Com a ajuda de Deus, vamos ultrapassar isto", declarou Recep Tayyip Erdogan, perante apoiantes reunidos em Trébizonde, no Mar Negro.

A lira turca, em dificuldades há vários meses, registou uma queda muito acentuada face ao dólar na sexta-feira, após o Presidente norte-americano, Donald Trump, ter anunciado na rede social Twitter que vai duplicar as tarifas impostas às importações de aço e de alumínio provenientes da Turquia.

PE (PSP/EO) // MSF

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.