Macau importou de Portugal mais 29% em produtos no primeiro semestre - AICEP

| Economia
Porto Canal com Lusa

Macau, China, 13 ago (Lusa) - Macau importou de Portugal no primeiro semestre de 2018 produtos avaliados em 14,4 milhões de euros, mais 29% comparativamente a igual período de 2017, informou hoje a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP).

A informação da delegação de Macau da AICEP baseia-se no último balanço realizado pela Direção dos Serviços de Estatística e Censos de Macau, a 31 de julho.

O setor alimentar, que continua a representar metade do total de mercadorias que Macau compra a Portugal, registou um aumento de 15% no período em análise, com destaque para o vinho (mais 24%), carnes de animais da espécie suína, frescas, refrigeradas ou congeladas (mais 43%), o azeite (mais 16%) e as águas (mais 13%).

No setor das bebidas com origem em Portugal observou-se "um incremento de 21% no primeiro semestre de 2018, diretamente relacionado com o aumento da compra de vinho a Portugal", refere o comunicado da delegação de Macau da AICEP.

O setor do azeite tem evidenciado um crescimento elevado, com Portugal a assumir-se como principal fornecedor deste produto à Região Administrativa Especial de Macau. No primeiro semestre de 2018, a compra de azeite a Portugal cresceu 16% relativamente ao ano anterior, segundo a mesma nota.

Destaca-se igualmente a importação de vestuário com origem em Portugal, a qual cresceu 494%.

As máquinas e equipamentos constituem o terceiro grupo de produtos mais importado por Macau a Portugal (14% do total), registando um aumento de 4% (especialmente os transformadores elétricos), seguido pelos produtos farmacêuticos (8% do total), que registaram "um desempenho excecional" com uma taxa de crescimento de 186% no primeiro semestre de 2018, pode ler-se no comunicado.

JMC // MIM

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Netflix aumenta faturação, lucros e número de assinantes no primeiro trimestre

A Netflix anunciou esta quinta-feira um aumento de assinantes em 9,3 milhões no primeiro trimestre de 2024, quando os analistas esperavam uma redução, elevando o total para cerca de 270 milhões.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.