Vinte e seis doentes do hospital de Penafiel isolados devido a bactéria multirresistente

Vinte e seis doentes do hospital de Penafiel isolados devido a bactéria multirresistente
| Norte
Porto Canal com Lusa

Vinte e seis doentes do Hospital Padre Américo, em Penafiel, estão em isolamento por serem portadores ou terem sido infetados pela bactéria multirresistente ‘klebsiella pneumoniae carbapenemase’ (KPC), anunciou este sábado a unidade hospitalar.

Salientando que “de momento não há razão para nenhum alarme e todas as medidas estão a ser tomadas de acordo com recomendações”, o Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) - do qual faz parte o Hospital Padre Américo - refere que a deteção da bactéria “não é recente”, mas, “dado o número de casos, foi necessário tomar mais medidas”, nomeadamente ao isolamento dos doentes em causa.

Adiantando terem já sido identificados 26 casos, mas que “não há profissionais afetados”, o Conselho de Administração (CA) do hospital explica que os doentes sinalizados são, “na sua grande maioria, portadores” da bactéria, não tendo sintomas.

“Só uma minoria é infetada e, nesses, a infeção em si não é mais grave. Torna-se é mais difícil de tratar por termos menos opções terapêuticas (antibióticas) disponíveis”, afirma.

Segundo a administração hospitalar, “estas bactérias estão em circulação na comunidade”, pelo que “é difícil encontrar a origem”.

Em linha com as recomendações da Direção-Geral da Saúde (DGS) no sentido de uma “restrição dos contactos” nestas situações, o hospital determinou que os doentes afetados “têm períodos mais curtos de visita (30 minutos de manhã e 30 minutos de tarde), para reduzir o número de visitas nas enfermarias em causa”. Ainda implementadas foram “medidas de rastreio dos contactos”.

“As pessoas internadas em ambiente hospitalar estão doentes e, por isso, em risco. O risco é maior quando existe resistência a antibióticos, mas de momento não há razão para nenhum alarme”, refere, acrescentando que “a população em geral não corre riscos”.

No início da próxima semana a administração do CHTS fará um novo ponto de situação.

+ notícias: Norte

“Fui ao mar buscar água para lavar a louça”. 14 pessoas vivem sem água e luz no parque de campismo de Cortegaça

Sem acesso a água potável e eletricidade. É assim que 14 pessoas ainda vivem no parque de campismo de Cortegaça, no concelho de Ovar. Dívidas contraídas pela anterior gestão da infraestrutura estão na origem de um problema cuja solução, mais de meio ano depois, poderá chegar já no final do mês de abril.

Homem desaparecido há mais de um mês encontrado morto em habitação devoluta em Braga

Um cadáver foi encontrado, na tarde desta quinta-feira, no interior de uma habitação devoluta na Rua Cidade do Porto, em Braga. 

Vítima encarcerada após despiste na A28

O despiste de um veículo ligeiro, na A28, na saída de Outeiro, em Viana do Castelo, deixou na tarde desta quinta-feira, uma mulher de 45 anos encarcerada.