Euro recua face ao dólar penalizado por descida da lira turca

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 10 ago (lusa) - O euro caiu hoje para o valor mais baixo em 13 meses face ao dólar, num cenário de nervosismo com a queda da lira turca.

Às 17:50 (hora de Lisboa), o euro seguia a 1,1396 dólares, quando na quinta-feira ao final da tarde negociava a 1,1551 dólares.

A depreciação da lira turca acentuou-se hoje, chegando a recuar 19% face ao dólar, devido ao nervosismo e à perda de confiança dos mercados, num contexto de crise diplomática com os Estados Unidos e de preocupação com a independência do banco central turco.

Segundo o jornal Financial Times, o Banco Central Europeu (BCE) está preocupado com a exposição de alguns bancos europeus à Turquia.

Nos Estados Unidos, a inflação subiu 0,2% em julho em relação ao mês anterior e a taxa anual atingiu 2,9%, enquanto a inflação subjacente ficou em 2,4%.

O aumento dos preços favorece a subida das taxas de juro pela Reserva Federal, o que apoia a valorização do dólar.

Divisas..........hoje.................quinta-feira

Euro/dólar......1,1396.....................1,1551

Euro/libra......0,89389.................. 0,89975

Euro/iene.......126,13.................... 128,26

Dólar/iene......110,68.....................111,04

EO // CSJ

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Boas ou más notícias para o crédito à habitação? Taxas Euribor com novas atualizações

A taxa Euribor desceu esta quinta-feira a três e a seis meses e subiu a 12 meses face a quarta-feira.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.