Anadarko vai despender 2,5 mil milhões de dólares em contratos com empresas moçambicanas

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Cabo Delgado, Moçambique, 10 ago (Lusa) - A multinacional Anadarko vai despender 2,5 mil milhões de dólares em contratos com pequenas e médias empresas moçambicanas ou registadas no país durante a construção da primeira instalação de gás natural em Moçambique, anunciou hoje o vice-presidente da empresa.

"Nós temos como compromisso apoiar as pequenas e médias empresas moçambicanas para que atingiam padrões internacionais e aproveitem as oportunidades com a exploração de gás", disse Mitchel W.Igram, durante um seminário sobre oportunidades locais na cidade de Pemba, província de Cabo Delgado, norte de Moçambique.

O montante será despendido durante o processo de construção de instalações para exploração, incluindo uma nova vila para reassentamentos, num período de cinco anos, no âmbito da exploração do gás natural encontrado nas profundezas da crosta terrestre, sob o fundo do mar, na designada Área 1, onde se estima que tenha cerca de 75 triliões de pés cúbicos de gás natural recuperável.

Dos 2,5 mil milhões de dólares (2,18 mil milhões de euros), dos quais 850 milhões (743 milhões de euros) já foram gastos e 1,5 mil milhões (1,31 mil milhões de euros) serão gastos especialmente com empresas locais, segundo a informação avançada pelo vice-presidente da multinacional norte-americana.

A certificação é apontada como o principal desafio das empresas moçambicanas nas oportunidades que advêm da exploração de recursos minerais pelas multinacionais, mas a Anadarko garante que vai apoiar o tecido empresarial do país neste ponto.

"Nós faremos o que for preciso para evitar que a questão da certificação seja um bloqueio para as empresas moçambicanas. Começaremos agora, providenciando fundos para o treinamento necessário, incluindo através de eventos que visam acompanhar o empresariado moçambicano", garantiu o vice-presidente da Anadarko.

As questões ligadas ao reassentamento das populações de Afungi, onde será construída a instalação em terra, também estão a ser acauteladas e espera-se que perto de 560 agregados familiares sejam transferidos, "respeitando os seus direitos".

O plano de desenvolvimento da Anadarko para exploração de gás natural em Moçambique, que já foi aprovado pelo Governo, comporta um investimento de 30 mil milhões de dólares (mais de 26 mil milhões de euros), podendo gerar para o Estado no geral perto de 52 mil milhões de dólares (mais de 45 mil milhões de euros), em receitas médias de 2,1 mil milhões de dólares (1,8 mil milhões de euros) por ano a partir de 2025, segundo dados oficiais.

A Anadarko, que já emprega perto de dois mil moçambicanos na fase inicial do projeto e espera atingir 5 mil, lidera o grupo de empresas que vai explorar o gás natural encontrado a 40 quilómetros ao largo da província de Cabo Delgado, extremo norte de Moçambique - na fronteira com a Tanzânia.

O investimento, um dos maiores de sempre em Moçambique, ainda não tem data para avançar, mas o consórcio está a realizar diversos trabalhos associados para que, logo que haja decisão final de investimento, prevista para o primeiro trimestre de 2019, a construção avance rapidamente.

Depois de extraído, através de perfurações, o gás será encaminhado por gasodutos para a zona industrial a construir em terra, na península de Afungi, onde será transformado em líquido e conduzido para navios cargueiros com contentores especiais para exportação.

EYAC // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.