Açores, ilha da Madeira e continente com risco muito elevado de exposição UV

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 10 ago (Lusa) -- Portugal está hoje com índice de radiação ultravioleta muito elevado, com exceção da ilha de Porto Santo, que apresenta um índice elevado, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Para as regiões com risco muito elevado e elevado, o IPMA recomenda a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, 't-shirt', guarda-sol, protetor solar e evitar a exposição das crianças ao Sol.

O índice ultravioleta varia entre 1 e 2, em que o risco de exposição à radiação UV é baixo, 3 a 5 (moderado), 6 a 7 (elevado), 8 a 10 (muito elevado) e superior a 11 (extremo).

O IPMA prevê hoje para Portugal continental vento quadrante norte mais intenso no litoral oeste e terras altas e pequena subida da temperatura máxima.

Para os Açores é esperado céu geralmente pouco nublado, vento fraco a bonançoso nos grupos Oriental e Central e bonançoso a moderado no grupo ocidental.

A Madeira vai ter céu com períodos de muita nebulosidade, havendo a possibilidade de aguaceiros fracos nas vertentes norte e zonas montanhosas até ao meio da manhã.

O vento vai soprar moderado a forte e, por vezes, com rajadas no extremo leste da ilha da Madeira e nas zonas montanhosas. Está prevista uma pequena descida da temperatura mínima.

Lisboa vai atingir hoje os 29º Celsius, Ponta Delgada os 26º e o Funchal 28º.

SB // JMC

Lusa/Fim

+ notícias: País

Mais autocarros e mais viagens. FlixBus reforça operação para responder à afluência na Páscoa

A Flixbus divulgou, esta quarta-feira, o reforço da operação até 70% durante o período da Páscoa.

Trabalhadores da Medway em greve esta quinta-feira por melhores salários e condições

Os trabalhadores da empresa ferroviária de mercadorias Medway estão esta quinta-feira em greve por melhores salários e condições, incluindo a conciliação da vida profissional e familiar, tendo a empresa pedido uma reunião para o dia 11 de abril.

Bombeiros, SNS e INEM assinam acordo para melhorar transporte de doentes urgentes

A Liga dos Bombeiros Portugueses, a Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde e o INEM chegaram esta quarta-feira a acordo para melhorar o transporte de doentes urgentes e o financiamento de meios, após oito semanas de reuniões.