Estado norte-americano do Tennessee executa primeiro prisioneiro desde 2009

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Nashville, Estados Unidos, 10 ago (Lusa) - O Tennessee executou na quinta-feira um prisioneiro condenado à pena capital em 1986, o primeiro em quase uma década naquele estado norte-americano, anunciaram as autoridades.

A execução de Billy Ray Irick, de 59 anos, condenado à pena de morte por violar e assassinar uma rapariga de sete anos, é a primeira naquele estado desde dezembro de 2009.

"Se a lei permite que esta execução aconteça (...), deixamos de ser uma nação civilizada para aceitarmos a barbárie", lamentou a juíza do Supremo Tribunal Sonia Sotomayor, em desacordo com a decisão tomada pelos colegas.

Na última década, o estado do Tennessee tem-se confrontado com a escassez de fármacos para as injeções letais e com litígios dos advogados de defesa contra novas substâncias usadas para as execuções.

Em 2016, um condenado à morte no estado norte-americano do Alabama, a quem foi administrada uma injeção letal, agonizou durante o procedimento que demorou cerca de 30 minutos.

De acordo com os dados mais recentes divulgados pela Amnistia Internacional, foram executados 33 reclusos condenados à pena de morte nos Estados Unidos em 2017.

O número de execuções atingiu os 1.466, desde 1976. Em 2017, mais 39 pessoas foram condenadas à morte e cerca de 2.800 estavam no corredor da morte.

Portugal foi um dos primeiros Estados soberanos (e o primeiro europeu) a abolir a pena de morte, em 1867.

FST (SR) // JMC

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.