Hospital de Gaia realiza cirurgia inovadora de remoção de tumores nos brônquios

| Norte
Porto Canal com Lusa

Vila Nova de Gaia, Porto, 09 ago (Lusa) -- O Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia e Espinho (CHVNGE) realizou, pela primeira vez em Portugal, uma nova cirurgia de extração de tumores nos brônquios, que "surge como alternativa à remoção total do pulmão", revelou o cirurgião responsável.

Através de um sistema ótico, com recurso a uma câmara, o novo método, realizado pelo CHVNGE, consiste numa "incisão na pele de três ou quatro centímetros, no meio das costelas," que permite retirar a parte do brônquio onde se encontra o tumor, explicou à Lusa o cirurgião responsável pela intervenção, José Miranda.

A cirurgia, realizada por via fechada e designada de 'sleeve' lobectomia com reimplantação brônquica por cirurgia toracoscópica uniportal, consiste na reimplantação do brônquio com recurso a técnicas manuais.

"A reimplantação brônquica consiste em retirarmos o fragmento do brônquio onde está incluído o tumor. De seguida, fazemos uma sutura manual, de modo a que o brônquio volte a ficar ligado à árvore brônquica", contou o cirurgião.

Para José Miranda uma das vantagens deste método é a "incisão na pele", visto que, comparada com a cirurgia clássica realizada por via aberta -- designada de reimplantação brônquica por cirurgia toracoscópica uniportal -- "esta é uma incisão de quatro centímetros e não ao longo das costelas".

Esta nova técnica surge também como "alternativa à remoção total do pulmão", designada de pneumectomia, que segundo o cirurgião tem uma taxa de mortalidade elevada.

"A pneumectomia tem uma [taxa de] mortalidade operatória nos 10% e 15%. Não faz qualquer sentido o paciente correr um risco tão elevado numa cirurgia que é de rotina e não de urgência", salientou.

A cirurgia, que durou cerca de quatro horas, realizou-se pela primeira vez na terça-feira, dia 07 de agosto, precisamente 70 anos após o CHVNGE, na época apelidado de Sanatório Dom Manuel II, ter realizado a primeira cirurgia torácica.

Segundo José Miranda, o paciente submetido à intervenção inovadora, e que estava a ser preparado há dois meses para a operação, hoje encontrava-se bem-disposto e a "recuperar super bem".

SPYC//LIL

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Ponte de arame entre Amarante e Celorico de Basto ficará pronta em junho

A empreitada da ponte de arame que ligará Amarante e Celorico de Basto, nas freguesias de Rebordelo e Arnoia, está a decorrer “a bom ritmo”, comunicou a Associação de Municípios Douro e Tâmega (AMDT) numa publicação na rede social de Facebook.

Homem de 72 anos detido por suspeitas de violência doméstica em Santa Maria da Feira

A Polícia de Segurança Pública (PSP) de São João da Madeira deteve um homem de 72 anos, na sequência de uma denúncia associada a um crime de violência doméstica, em Santa Maria da Feira, informou aquela força policial em comunicado de imprensa.

Falso procurador da Póvoa de Lanhoso paga prejuízo e livra-se de processo por burla

Um antigo funcionário judicial do Tribunal da Póvoa de Lanhoso que estava acusado de burla qualificada, por se ter feito passar por procurador, acabou por não ser julgado, porque, entretanto, reparou integralmente o prejuízo causado.