Migrações: Pelo menos sete crianças e dois adultos morrem em naufrágio na Turquia

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Istambul, 09 ago (Lusa) -- Pelo menos nove pessoas, incluindo sete crianças, morreram hoje no naufrágio de uma embarcação que transportava imigrantes ao largo da costa oeste da Turquia, divulgou a imprensa turca.

Quatro pessoas foram resgatadas pela guarda costeira após o barco insuflável que transportava os imigrantes afundar ao largo da cidade turca de Kusadasi antes do amanhecer, anunciou a agência de notícias estatal turca Anadolu.

Os nove mortos no naufrágio, sete crianças e duas mulheres, são todos iraquianos, segundo a agência de notícias.

A Turquia, que abriga mais de três milhões de refugiados sírios, é um importante país de trânsito para as pessoas deslocadas nos conflitos no Médio Oriente que procuram chegar à Europa Ocidental.

A onda de migração atingiu o seu pico em 2015, quando mais de um milhão de pessoas, muitos fugindo da guerra na Síria, chegaram à Grécia depois de passarem pela Turquia, principalmente por via marítima.

O número de pessoas que tentam esta travessia, muitas vezes perigosa, tem caído drasticamente devido a um acordo de imigração controverso assinado entre a União Europeia (UE) e Ancara em março 2016.

Entretanto, os especialistas observaram que o número de pessoas que tentam a travessia voltou a subir nos últimos meses. Outros migrantes tentam chegar à Grécia cruzando o rio Evros, que demarca a fronteira com a Turquia mais ao norte.

CSR // SB

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.