Inflação na China fixou-se em 2,1% em julho

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Pequim, 09 ago (Lusa) - O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) da China, o principal indicador da inflação no país, subiu 2,1%, em julho, face ao mesmo mês do ano passado, informou hoje o Gabinete Nacional de Estatísticas (GNE) chinês.

A subida do IPC deveu-se, sobretudo, ao aumento dos preços dos produtos não alimentares, que se fixou em 2,4%. O preço dos alimentos subiu 0,5%.

O GNE divulgou ainda o Índice de Preços na Produção (IPP), que indica a inflação no setor grossista, e registou um aumento de 4,6%, em julho, em termos homólogos.

Face ao mês anterior, o IPP subiu 0,1%.

Analistas consideram que existe o risco de o IPP abrandar, face à guerra comercial entre Pequim e Washington que resultou já na imposição de taxas alfandegárias sobre importações oriundas dos dois países.

O Governo chinês confirmou em abril que mantém o objetivo da inflação em torno de 3% para este ano, depois de em 2017 o IPC se ter fixado em 1,6%.

JPI // JMC

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.