Pelo menos 22 mortos e 50 mil afetados pelas inundações no Níger

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Niamey, 09 ago (Lusa) - Pelo menos vinte e duas pessoas morreram no Níger e cerca de 50 mil foram afetadas pelas inundações que atingiram o país, anunciaram na quarta-feira as autoridades.

"Até ao dia 06 de agosto, temos registo de pelo menos 49.845 pessoas afetadas (...) e, infelizmente, de 22 mortos", lamentou o ministro da Ação Humanitária, Laouan Magadji.

Em meados de julho, o balanço das Nações Unidas apontava para 13 mortos e 17 mil pessoas afetadas pelas chuvas torrenciais no Níger.

De acordo com o ministro, as inundações destruíram 3.131 casas e 3.902 hectares de plantações. Além disso, 26.344 cabeças de gado foram dizimadas e 33 poços de água potável danificados.

As áreas mais afetadas pelo clima são Maradi (centro-sul), Diffa (sudeste), Zinder (centro-leste), Tahoua (oeste).

Na capital, Niamey, as fortes chuvas registadas desde o início da semana deixaram sem casa pelo menos duas mil pessoas, a quem o Governo e várias instituições já distribuíram alimentos, roupas e mosquiteiros, garantiu o ministro.

Apesar da curta duração da estação chuvosa - não mais do que três meses - e da baixa pluviosidade, o país tem enfrentado inundações recorrentes nos últimos anos, inclusive nas áreas mais desérticas do Norte.

Um paradoxo neste estado muito seco, onde as colheitas fracas são geralmente causadas pela seca.

Em 2017, 56 pessoas, incluindo 20 em Niamey, morreram devido a inundações que afetaram mais de 206 mil pessoas, segundo a ONU.

Este ano, as autoridades anunciaram a conclusão da construção de várias represas para proteger milhares de habitantes da capital das inundações causadas pela inundação do rio Níger.

FST // JMC

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Pedro Sánchez pondera demissão do governo espanhol após mulher ser alvo de investigação

O primeiro-ministro de Espanha, Pedro Sánchez, cancelou esta quarta-feira a agenda e vai decidir até segunda-feira se continua no cargo, na sequência de uma investigação judicial que envolve a mulher, disse o próprio.

Dois portugueses mortos e vários feridos em acidente na Namíbia

Dois portugueses morreram e vários ficaram feridos num acidente que envolveu hoje dois autocarros na zona de Walvis Bay, na Namíbia, disse à Lusa o secretário de Estado das Comunidades.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.