Incêndios: Costa condena apelos "irresponsáveis" para população desobedecer às autoridades

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 08 ago (Lusa) - O primeiro-ministro qualificou hoje como "absolutamente irresponsável qualquer tipo de apelo" para que as populações não sigam as indicações das autoridades nas evacuações preventivas durante os incêndios porque "o bem mais precioso que existe é a vida".

António Costa falou hoje pela primeira vez publicamente desde o início do incêndio de Monchique, que lavra desde sexta-feira, e, num balanço sobre a vaga de calor dos últimos dias na Autoridade Nacional de Proteção Civil, em Carnaxide, agradeceu aos portugueses "pelo enorme trabalho" de prevenção que este ano foi feito.

"Gostaria de insistir muito que é essencial para a perseveração da vida humana, para diminuirmos o risco de acidentes pessoais, que todos sigam as instruções das autoridades. As autoridades quando apelam à evacuação não estão a violar a Constituição, nem a lei, estão a assegurar o bem mais precioso que existe que é a vida", defendeu.

Por isso, sublinhou, "é absolutamente irresponsável qualquer tipo de apelo para que as populações não sigam estas indicações".

Para o primeiro-ministro, o facto de este ano ter havido menos ocorrências, menos incêndios, apesar de um estado climatérico mais adverso, deve-se em primeiro lugar "a esses grandes esforços" de prevenção.

Os dados, referiu, "são muito claros" e mostram "a capacidade que o país tem hoje de prever as situações de risco" e a resposta dada pelo conjunto de instituições.

"De 582 ignições só termos tido 26 grandes incêndios e só o de Monchique ter concentrado a atenção, demonstra que o sistema respondeu à altura do desafio que estava colocado", elogiou.

No entanto, o chefe do executivo avisou que "esta foi só a primeira prova de muitos dias, muitas semanas e alguns meses de um verão que começou tardio".

António Costa deixou também uma palavra a todos que têm estado envolvidos nestas operações, às populações que tem sofrido ou estado ameaçadas e que demonstraram uma "enorme serenidade e civismo" e "também aos autarcas que têm sido incansáveis no esforço, dedicação e empenho".

JF // VAM

Lusa/fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.