Incêndios: NOS e Altice com serviços móveis restabelecidos em Monchique

| País
Porto Canal com Lusa

Redação, 08 ago (Lusa) -- As comunicações móveis da NOS foram hoje restabelecidas na zona afetada pelo incêndio da serra de Monchique e o serviço móvel da Altice foi reposto na vila de Monchique, afirmaram as empresas.

Desde terça-feira que a rede móvel da NOS na serra de Monchique estava condicionada devido a "um 'site' móvel [antena] e alguns serviços fixos em baixo".

De acordo com fonte da NOS, ao início da tarde de hoje os serviços móveis estavam "repostos na região de Monchique".

Segundo fonte da Altice Portugal, também as comunicações móveis da operadora foram "repostas na vila de Monchique", tendo-se restabelecido também a "maioria das comunicações fixas".

"Apesar das dificuldades que se têm sentido no terreno, em termos de acesso às antenas e reconstrução, mesmo que provisória da infraestrutura em fibra ótica, devido às permanentes mudanças de direção das frentes de incêndio, morfologia do terreno e vento forte que se tem feito sentir, as equipas da Altice Portugal conseguiram repor o serviço móvel", afirma a empresa em comunicado, pelas 13:00.

Segundo a empresa, há zonas do território de Monchique que "nunca tiveram rede móvel" e que, neste momento, por serem frentes de incêndio, têm rede móvel através do "reforço de unidades móveis transportáveis da Altice Portugal".

A Altice Portugal informa ainda que foram enviados, na tarde de hoje, "cerca de meia centena de cartões SIM da Altice, que ficarão ao dispor das entidades relevantes", com o objetivo de garantir o serviço de rede móvel sobre todas as redes.

De acordo com a mesma fonte, a Altice "acionou vários geradores" para "salvaguardar o funcionamento das infraestruturas críticas" e outros equipamentos de satélite de apoio.

Ao início da madrugada de hoje, a Vodafone tinha já informado que a reabertura de estradas à circulação rodoviária permitiu o restabelecimento da sua rede móvel, em baixo desde a manhã de terça-feira em Caldas de Monchique, no concelho de Monchique.

"Depois do restabelecimento da circulação rodoviária, a Vodafone instalou um gerador que permite o funcionamento das duas estações que estavam em baixo por falta de energia", disse à agência Lusa fonte da Vodafone.

O incêndio rural deflagrou na sexta-feira à tarde em Monchique, no distrito de Faro, e lavra também nos concelhos vizinhos de Portimão e Silves.

Segundo um balanço feito hoje de manhã, há 32 feridos, um dos quais em estado grave (uma idosa internada em Lisboa), e 181 pessoas mantêm-se deslocadas, depois da evacuação de várias localidades.

De acordo com o Sistema Europeu de Informação de Incêndios Florestais, as chamas já consumiram mais de 21.300 hectares. Em 2003, um grande incêndio destruiu cerca de 41 mil hectares nos concelhos de Monchique, Portimão, Aljezur e Lagos.

Na terça-feira, ao quinto dia de incêndio, as operações passaram a ter coordenação nacional, na dependência direta do comandante nacional da Proteção Civil, depois de terem estado sob a gestão do comando distrital.

RYPS // ROC

Lusa/Fim

+ notícias: País

Número de desempregados sobe 6% em março

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego caiu 1,9% em março face a fevereiro, mas subiu 6% em termos homólogos, totalizando 324.616, segundo dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Euromilhões. Já são conhecidos os números e estrelas que valem 120 milhões de euros

Já foram revelados os números que compõem a chave do sorteio desta sexta-feira, 031/2024.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".