Inflação no Brasil desacelera para 0,33% em julho

| Economia
Porto Canal com Lusa

São Paulo, Brasil, 08 ago (Lusa) - A inflação no Brasil desacelerou de 1,26% em junho para 0,33% em julho, divulgou hoje o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O órgão de pesquisas brasileiro destacou que o resultado indica a superação dos prejuízos causados pela greve de camionistas, que impulsionou a aceleração dos preços em junho.

No acumulado no ano, a inflação no Brasil ficou em 2,94%, resultado acima dos 1,43% registados em igual período de 2017.

Nos últimos 12 meses, o reajuste de preços soma 4,48%, resultado também acima dos 4,39% obtidos no mesmo período do ano passado.

Segundo o IBGE, os preços de itens medidos nos grupos Habitação (1,54%) e Transportes (0,49%) desaceleraram de junho para julho, mas foram os que mais contribuíram na composição do índice porque tiveram as maiores variações entre os produtos e serviços pesquisados.

Já produtos pertencentes aos grupos Vestuário (-0,60%), Alimentação e bebidas (-0,12%) e Educação (-0,08%) tiveram uma deflação.

A pesquisa sobre a inflação do IBGE é calculada desde 1980 e refere-se às famílias com rendimento monetário de 01 a 40 salários mínimos. Abrange dez regiões metropolitanas do Brasil, além dos municípios de Goiânia, Campo Grande, Rio Branco, São Luís, Aracaju e Brasília.

Para cálculo do índice do mês foram comparados os preços recolhidos no período de 28 de junho a 27 de julho de 2018 com os preços vigentes no período de 30 de maio a 27 de junho de 2018.

CYR // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Boas ou más notícias para o crédito à habitação? Taxas Euribor com novas atualizações

A taxa Euribor desceu esta quinta-feira a três e a seis meses e subiu a 12 meses face a quarta-feira.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.