PCP entrega no Parlamento projeto de resolução sobre Porto Vivo

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 09 jun (Lusa) - O PCP anunciou hoje que o seu grupo parlamentar apresentou um projeto de resolução sobre a Porto Vivo -- Sociedade de Reabilitação Urbana (SRU) onde reclama uma posição maioritária para a Câmara do Porto no capital social da sociedade.

Os deputados pedem ainda que a "parceria adote também uma estratégia de reabilitação urbana centrada em torno da permanência dos atuais moradores e comerciantes nos espaços reabilitados"

Os comunistas exigem que o Governo determine ao Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) o cumprimento, "com a máxima urgência, de todos os compromissos vencidos e vincendos de natureza financeira para com a Porto Vivo".

O projeto de resolução, que foi entregue na sexta-feira no Parlamento, foi hoje apresentado, no Porto, em conferência de imprensa pelo deputado Honório Novo e pelo vereador Pedro Carvalho, candidatos pela CDU, respetivamente, à presidência da Assembleia Municipal e da autarquia do Porto.

A par das reclamações apresentadas na Assembleia da República, os dois candidatos criticaram o percurso histórico e os eventos recentes em torno da SRU, bem como os resultados obtidos até agora.

"Quase 10 anos depois da sua criação e quase 17 anos após a classificação do centro histórico do Porto como Património da Humanidade, a verdade é que a resposta é muitíssima insatisfatória e desfocada daquilo que eram as prioridades fundamentais e as necessidades fundamentais de recuperação do centro histórico do Porto", afirmou Honório Novo.

Entre os factos apresentados pelos comunistas está o de só 4% da área bruta construída no bairro da Sé não necessitar de qualquer intervenção, de nos últimos anos o centro histórico ter perdido 64% da população residente, numa saída mais acelerada nos últimos 10 anos, e de o valor médio das propriedades nesta zona ser superior à média da cidade.

Pedro Carvalho considerou mesmo que a carta aberta de Rui Rio contra o "boicote" do Governo à SRU era "uma tentativa de branquear aquilo que foram as responsabilidades dos partidos e das pessoas que passaram pela SRU".

O candidato lembrou que o PCP votou, na autarquia e na Assembleia da República, contra "o modelo de gestão que está por trás do modelo da SRU" por ser uma sociedade "sem o necessário investimento público para a reabilitação urbana e baseada em modelos de parceria público-privada com lógicas de intervenção de quarteirão na cidade que obviamente gera um modelo especulativo imobiliário".

Honório Novo também destacou ainda que "em torno da SRU, de há dois anos a esta parte, tem existido aquilo que nós chamamos a criação de um mito, um mito de grande eficiência, de grande capacidade de resolução dos objetivos para o qual a Sociedade existe".

O deputado, numa referência implícita ao candidato independente Rui Moreira, considerou que este mito é "corporizado naquilo que foi o embrião gestionário de uma das candidaturas à Câmara do Porto que se centrava claramente numa guerra intestina dentro coligação" que gere a cidade.

Um mito que, na sua opinião, "não resiste à mera avaliação de resultados".

DP // VC

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Centro Geriátrico vai nascer em Rio Tinto para apoiar cerca de 150 utentes

Vai nascer um Centro Geriátrico em Rio Tinto, Gondomar, junto ao Centro Social de Soutelo, também naquela freguesia. A obra é uma aguardada há quase duas décadas e vai ter a capacidade e apoiar até 150 utentes. O Centro Social de Soutelo ajuda atualmente quase 200 idosos, em espaços localizados em Rio Tinto e em Campanhã, no Porto.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.