Incêndios: Ordem dos Engenheiros solidariza-se e mostra-se disponível para ajudar

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 08 ago (Lusa) -- A Ordem dos Engenheiros solidarizou-se com os cidadãos e municípios afetados pelo incêndio que lavra desde sexta-feira em Monchique e disponibiliza-se para ajudar, à semelhança do que aconteceu há um ano, com o fogo de Pedrógão Grande.

Numa nota enviada às redações, a Ordem recorda a ajuda disponibilizada aquando dos incêndios em Pedrógão Grande, no ano passado, e a criação da bolsa técnica solidária, à qual aderiram mais de 470 engenheiros, que nunca foram solicitados.

"Recorde-se que, em junho de 2017, foi criada uma Bolsa Técnica Solidária, à qual aderiram de imediato 474 engenheiros voluntários, dispostos a colocar os seus conhecimentos técnicos ao serviço das entidades públicas e dos cidadãos, e que nunca foram chamados a participar em qualquer ação de recuperação ou prevenção", sublinha a Ordem dos Engenheiros.

No mesmo comunicado, a Ordem considera que o papel dos engenheiros "é crucial na prevenção e no estabelecimento de medidas de ordenamento florestal e do território", pois "minimizam as consequências destes acontecimentos".

Os engenheiros alertam ainda para a necessidade de uma intervenção "constante e planeada, efetivada por técnicos de que o país dispõe".

"Os engenheiros florestais e os engenheiros agrónomos, entre outros, são os profissionais mais capacitados a desenvolver e implementar aquelas medidas que permitirão ao país enfrentar devidamente este flagelo e, nesse enquadramento, o seu papel não pode nem deve ser ignorado", frisam.

A ordem defende ainda que cada vez mais se torna evidente a necessidade das áreas de atividade e das oportunidades profissionais destes técnicos passarem a ser olhadas "de forma diferente".

O incêndio que lavra desde sexta-feira em Monchique afeta também os concelhos de Silves e Portimão, igualmente no distrito de Faro. Há 30 feridos, um deles em estado grave.

As chamas obrigaram já a evacuar diversos aglomerados populacionais e uma unidade hoteleira.

Segundo os dados disponíveis no 'site' da Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC) pelas 07:00, as chamas estavam a ser combatidas por mais 1.276 homens, 381 viaturas e um meio aéreo.

SO // SB

Lusa/fim

+ notícias: País

Eis a chave do EuroDreams desta quinta-feira

A chave vencedora do prémio EuroDreams desta quinta-feira é composta pelos números 4 - 13 - 16 - 18 - 28 - 30 e pelo Número de Sonho 2.

Incêndios. Governo apela à limpeza dos terrenos rurais

A ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, apelou esta quinta-feira a todos os portugueses proprietários de terrenos rurais para que procedam à sua limpeza, destacando que este ato é fundamental para a prevenção dos incêndios florestais.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".