Incêndios: Ordem dos Engenheiros solidariza-se e mostra-se disponível para ajudar

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 08 ago (Lusa) -- A Ordem dos Engenheiros solidarizou-se com os cidadãos e municípios afetados pelo incêndio que lavra desde sexta-feira em Monchique e disponibiliza-se para ajudar, à semelhança do que aconteceu há um ano, com o fogo de Pedrógão Grande.

Numa nota enviada às redações, a Ordem recorda a ajuda disponibilizada aquando dos incêndios em Pedrógão Grande, no ano passado, e a criação da bolsa técnica solidária, à qual aderiram mais de 470 engenheiros, que nunca foram solicitados.

"Recorde-se que, em junho de 2017, foi criada uma Bolsa Técnica Solidária, à qual aderiram de imediato 474 engenheiros voluntários, dispostos a colocar os seus conhecimentos técnicos ao serviço das entidades públicas e dos cidadãos, e que nunca foram chamados a participar em qualquer ação de recuperação ou prevenção", sublinha a Ordem dos Engenheiros.

No mesmo comunicado, a Ordem considera que o papel dos engenheiros "é crucial na prevenção e no estabelecimento de medidas de ordenamento florestal e do território", pois "minimizam as consequências destes acontecimentos".

Os engenheiros alertam ainda para a necessidade de uma intervenção "constante e planeada, efetivada por técnicos de que o país dispõe".

"Os engenheiros florestais e os engenheiros agrónomos, entre outros, são os profissionais mais capacitados a desenvolver e implementar aquelas medidas que permitirão ao país enfrentar devidamente este flagelo e, nesse enquadramento, o seu papel não pode nem deve ser ignorado", frisam.

A ordem defende ainda que cada vez mais se torna evidente a necessidade das áreas de atividade e das oportunidades profissionais destes técnicos passarem a ser olhadas "de forma diferente".

O incêndio que lavra desde sexta-feira em Monchique afeta também os concelhos de Silves e Portimão, igualmente no distrito de Faro. Há 30 feridos, um deles em estado grave.

As chamas obrigaram já a evacuar diversos aglomerados populacionais e uma unidade hoteleira.

Segundo os dados disponíveis no 'site' da Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC) pelas 07:00, as chamas estavam a ser combatidas por mais 1.276 homens, 381 viaturas e um meio aéreo.

SO // SB

Lusa/fim

+ notícias: País

Perto de 600 ocorrências em todo o país devido ao mau tempo

Portugal continental registou entre as 0h00 e as 19h00 desta quinta-feira 598 ocorrências devido ao mau tempo, tendo-se registado dois fenómenos extremos de vento, na bacia do Tejo e Silves (Faro).

Terceiro prémio do Eurodreams a caminho de Portugal 

 A chave do sorteio de Eurodreams desta quinta-feira, 14 de março de 2024, ditou a atribuição de um terceiro prémio a um apostador português, que equivale a 81.94 euros.

Mais de metade do lucro dos Jogos Santa Casa provem das raspadinhas

De acordo com o mais recente relatório divulgado pelos Jogos Santa Casa, os portugueses investiram um total de 1714 milhões de euros em raspadinhas ao longo do ano passado. A crescente popularidade das raspadinhas é evidente e já equivale a mais de metade das vendas brutas totais desta instituição, neste caso, 56%.