Produção de melão de casca de carvalho dizimada devido ao calor em Barcelos

Produção de melão de casca de carvalho dizimada devido ao calor em Barcelos
| Norte
Porto Canal com Lusa

O calor extremo dos últimos dias dizimou a produção de melão casca de carvalho em Barcelos, obrigando a câmara a cancelar a feira daquele fruto agendada para 11 e 12 de agosto, foi  esta terça-feira anunciado.

Em comunicado, a câmara refere que "mais de 70% dos expositores" não teriam produto suficiente para expor, sublinhando que aquele fruto é "extremamente sensível" às condições climatéricas.

"O ano em curso tem-se apresentado bastante irregular, facto que, numa primeira fase, levou ao atraso no desenvolvimento da produção e do fruto e, agora, com as temperaturas extremas dos últimos dias, levou, segundo os produtores e parceiros na iniciativa da Feira do Melão, a uma perda de quase 100%", acrescenta.

A feira deveria contar com cerca de uma dezena de produtores, entre os quais João Briote, que confessou à Lusa não se lembrar de um ano "tão mau" para o melão casca de carvalho.

Explicou que o melão é semeado em princípios de abril e que "precisa de dias de calor para se desenvolver".

"Não houve calor e os melões estiveram muito tempo parados. Nos últimos dias, com este calor tão bravo, acabaram por arder. Ainda tenho uns melõezitos mas nada que se compare aos últimos anos, é um prejuízo muito grande", lamentou.

Disse que, em 2017, poderá ter colhido entre dois a três mil quilos de melão.

O "de primeira" é vendido a quatro euros o quilo, mas os outros, que são a maioria, ficam-se por um euro.

João Briote adiantou que este é um fruto "ingrato", não só porque é muito dependente das condições climatéricas mas também porque "se perde muito".

"Estando maduro, ou se consome em dois dias ou então está perdido, não tem espera nenhuma", disse.

A produção de melão casca de carvalho "está no sangue" da família de João Briote, sendo uma atividade que já vem dos avós e cuja continuidade está assegurada pelo filho.

"O clima está todo alterado e não facilita as coisas, mas pode ser que para o ano seja melhor", acrescentou.

Segundo a Câmara de Barcelos, no concelho existirão cerca de dezena e meia de produtores de melão "com alguma escala" e com possibilidade de apresentar produtos "com alguma qualidade" em certames como a feira agora cancelada.

+ notícias: Norte

Centro Geriátrico vai nascer em Rio Tinto para apoiar cerca de 150 utentes

Vai nascer um Centro Geriátrico em Rio Tinto, Gondomar, junto ao Centro Social de Soutelo, também naquela freguesia. A obra é uma aguardada há quase duas décadas e vai ter a capacidade e apoiar até 150 utentes. O Centro Social de Soutelo ajuda atualmente quase 200 idosos, em espaços localizados em Rio Tinto e em Campanhã, no Porto.

Incêndio destrói armazém da fábrica de detergentes Clorosol em Famalicão

Um incêndio de grandes dimensões destruiu, na madrugada desta sexta-feira, um armazém da fábrica da empresa Clorosol, dedicada à formulação e comercialização de detergentes. De acordo com fonte dos bombeiros as chamas deflagraram pelas 00h30 e o fogo só foi extinto quatro horas depois. Não houve feridos a registar apesar de a fábrica estar em funcionamento no momento da ocorrência.