Info

Produção de melão de casca de carvalho dizimada devido ao calor em Barcelos

Produção de melão de casca de carvalho dizimada devido ao calor em Barcelos
| Norte
Porto Canal com Lusa

O calor extremo dos últimos dias dizimou a produção de melão casca de carvalho em Barcelos, obrigando a câmara a cancelar a feira daquele fruto agendada para 11 e 12 de agosto, foi  esta terça-feira anunciado.

Em comunicado, a câmara refere que "mais de 70% dos expositores" não teriam produto suficiente para expor, sublinhando que aquele fruto é "extremamente sensível" às condições climatéricas.

"O ano em curso tem-se apresentado bastante irregular, facto que, numa primeira fase, levou ao atraso no desenvolvimento da produção e do fruto e, agora, com as temperaturas extremas dos últimos dias, levou, segundo os produtores e parceiros na iniciativa da Feira do Melão, a uma perda de quase 100%", acrescenta.

A feira deveria contar com cerca de uma dezena de produtores, entre os quais João Briote, que confessou à Lusa não se lembrar de um ano "tão mau" para o melão casca de carvalho.

Explicou que o melão é semeado em princípios de abril e que "precisa de dias de calor para se desenvolver".

"Não houve calor e os melões estiveram muito tempo parados. Nos últimos dias, com este calor tão bravo, acabaram por arder. Ainda tenho uns melõezitos mas nada que se compare aos últimos anos, é um prejuízo muito grande", lamentou.

Disse que, em 2017, poderá ter colhido entre dois a três mil quilos de melão.

O "de primeira" é vendido a quatro euros o quilo, mas os outros, que são a maioria, ficam-se por um euro.

João Briote adiantou que este é um fruto "ingrato", não só porque é muito dependente das condições climatéricas mas também porque "se perde muito".

"Estando maduro, ou se consome em dois dias ou então está perdido, não tem espera nenhuma", disse.

A produção de melão casca de carvalho "está no sangue" da família de João Briote, sendo uma atividade que já vem dos avós e cuja continuidade está assegurada pelo filho.

"O clima está todo alterado e não facilita as coisas, mas pode ser que para o ano seja melhor", acrescentou.

Segundo a Câmara de Barcelos, no concelho existirão cerca de dezena e meia de produtores de melão "com alguma escala" e com possibilidade de apresentar produtos "com alguma qualidade" em certames como a feira agora cancelada.

+ notícias: Norte

Presidente do Turismo do Norte volta ao TIC por alegada viciação de contratos

O presidente do Turismo Porto e Norte de Portugal, um dos cinco detidos por alegada viciação de procedimentos de contratação pública, voltou ao Tribunal de Instrução Criminal (TIC), após uma primeira inquirição finda na madrugada deste sábado.

Autores de inquérito polémico a alunos do Porto diz que escola tinha conhecimento prévio

A associação que distribuiu um inquérito a alunos do 5.º ano com perguntas sobre opções sexuais garante que todos os materiais trabalhados com menores de idade são do conhecimento prévio das direções escolares.

Paradas buscas no mar dos três pescadores desparecidos ao largo de Espinho

As buscas no mar para tentar localizar três pescadores desaparecidos desde segunda-feira ao largo de Esmoriz, Espinho, pararam na sexta-feira, prosseguindo as operações na zona costeira.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

RELACIONADAS

DESCUBRA MAIS