Jornal Diário Jornal das 13

Produção de melão de casca de carvalho dizimada devido ao calor em Barcelos

Produção de melão de casca de carvalho dizimada devido ao calor em Barcelos
| Norte
Porto Canal com Lusa

O calor extremo dos últimos dias dizimou a produção de melão casca de carvalho em Barcelos, obrigando a câmara a cancelar a feira daquele fruto agendada para 11 e 12 de agosto, foi  esta terça-feira anunciado.

Em comunicado, a câmara refere que "mais de 70% dos expositores" não teriam produto suficiente para expor, sublinhando que aquele fruto é "extremamente sensível" às condições climatéricas.

"O ano em curso tem-se apresentado bastante irregular, facto que, numa primeira fase, levou ao atraso no desenvolvimento da produção e do fruto e, agora, com as temperaturas extremas dos últimos dias, levou, segundo os produtores e parceiros na iniciativa da Feira do Melão, a uma perda de quase 100%", acrescenta.

A feira deveria contar com cerca de uma dezena de produtores, entre os quais João Briote, que confessou à Lusa não se lembrar de um ano "tão mau" para o melão casca de carvalho.

Explicou que o melão é semeado em princípios de abril e que "precisa de dias de calor para se desenvolver".

"Não houve calor e os melões estiveram muito tempo parados. Nos últimos dias, com este calor tão bravo, acabaram por arder. Ainda tenho uns melõezitos mas nada que se compare aos últimos anos, é um prejuízo muito grande", lamentou.

Disse que, em 2017, poderá ter colhido entre dois a três mil quilos de melão.

O "de primeira" é vendido a quatro euros o quilo, mas os outros, que são a maioria, ficam-se por um euro.

João Briote adiantou que este é um fruto "ingrato", não só porque é muito dependente das condições climatéricas mas também porque "se perde muito".

"Estando maduro, ou se consome em dois dias ou então está perdido, não tem espera nenhuma", disse.

A produção de melão casca de carvalho "está no sangue" da família de João Briote, sendo uma atividade que já vem dos avós e cuja continuidade está assegurada pelo filho.

"O clima está todo alterado e não facilita as coisas, mas pode ser que para o ano seja melhor", acrescentou.

Segundo a Câmara de Barcelos, no concelho existirão cerca de dezena e meia de produtores de melão "com alguma escala" e com possibilidade de apresentar produtos "com alguma qualidade" em certames como a feira agora cancelada.

+ notícias: Norte

Situação dos doentes isolados em Penafiel devido a bactéria está "dominada"

A situação dos doentes isolados no Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) devido à bactéria multirresistente 'klebsiella pneumoniae carbapenemase' (KPC) "está completamente dominada", informou hoje aquele hospital.

Encontrado corpo do homem desaparecido no Gerês

O corpo do homem desaparecido domingo à tarde na Albufeira da Caniçada, no Gerês, em Terras de Bouro, no distrito de Braga "já foi encontrado", adiantou à Lusa fonte da Proteção Civil e apurou o Porto Canal no local.

Atualizado 20-08-2018 12:36

Casal desaparecido domingo no Gerês foi resgatado de helicóptero

O casal que tinha sido dado como desaparecido no domingo, cerca das 16:30, no Parque Nacional da Peneda Gerês foi resgatado hoje de manhã por um helicóptero da Força Aérea, disse à Lusa fonte do CDOS de Braga.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.