Tribunal determinou "embargo total" da obra em Montebelo na Foz Velha do Porto

| Norte
Porto Canal com Lusa

Porto, 10 abr (Lusa) -- O tribunal determinou "o embargo total" da obra na rua de Montebelo, Foz Velha, Porto, alertando para a "probabilidade" de "ser julgada procedente" a ação principal, o que levaria à "nulidade" de decisões camarárias e à "demolição" da construção.

A conclusão do juiz do Tribunal Administrativo e Fiscal do Porto (TAFP), a que a Lusa teve hoje acesso, diz respeito à providência cautelar interposta pela Associação de Moradores e Amigos da Foz Velha (AMAFV) e aponta a "máxima invalidade" ao despacho do vereador do Urbanismo de março de 2016, no qual é deferida uma alteração à operação de loteamento "sem que a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) tenha emitido parecer prévio favorável".

Na decisão de dia 03, o TAFP determina "o embargo total da obra de construção, demolição e escavação, que está/esteve em curso" no local, pois a "continuação dos trabalhos pode constituir uma grave lesão para o interesse público e para [...] o município", uma vez que, se a ação principal reconhecer a "nulidade de atos administrativos", levará à "obrigação de demolição e reposição do anteriormente existente" na zona classificada como de interesse público em 2013.

Tal representaria "um prejuízo muito maior se comparado com o mero atraso da obra", diz o TAFP, afirmando ser "grande a probabilidade de a pretensão da requerente [a AMAFV], formulada na ação principal vir a ser julgada procedente".

Para o tribunal, o "ato nuclear" deste processo é o "deferimento da alteração à operação de loteamento proferido sem que a DGPC tenha emitido parecer prévio favorável".

Por isso, diz, o despacho do vereador do Urbanismo de março de 2016 "padece da máxima invalidade, na vertente da nulidade".

"A atuação humana sobre a área territorial em apreço [como licenciado pelo município], implica o risco de destruição ou deterioração de um conjunto classificado, impondo-se a tomada de medidas de proteção necessárias", acrescenta.

O TAFP diz estar em causa "o interesse público", pois "o facto de terem sido concedidas licenças [...] apenas faz pressupor a observância do princípio da legalidade [...], mas não que esses procedimentos não padeçam de invalidade, e cujas construções [...] não possam ter de vir [se fosse continuada a sua construção] a ser demolidas".

Referindo à hipótese de a demolição ser inviável, o tribunal refere-se ao "dever de ressarcir" que "assistirá, primacialmente, ao município do Porto, que foi quem licenciou".

A AMAFV interpôs em 2016 em tribunal uma ação contra a Câmara do Porto e o Ministério da Cultura, considerando existirem ilegalidades na aprovação e licenciamento de um loteamento para construir uma residência para idosos naquela zona classificada.

Nessa ação principal, a associação pede ao TAF que condene a Câmara do Porto a "abster-se de aprovar quaisquer licenças de construção para aquele local objeto do loteamento, sem previamente verificar a caducidade do loteamento e assegurando a conformidade do licenciamento com a classificação da Foz Velha e o Plano Diretor Municipal do Porto".

No âmbito da providência cautelar agora objeto de decisão do TAFP, o juiz determinou em abril a "suspensão" dos trabalhos.

Contactado pela Lusa, o presidente da associação disse que a decisão recente do tribunal "protege o património classificado da Foz Velha".

"A associação alertou por diversas vezes as entidades públicas, incluindo o presidente da Câmara do Porto, para as graves ilegalidades existentes, mas o certo é que foi necessário avançar com esta providência, caso contrário a ilegalidade ia-se materializar com a edificação de um prédio em tudo dissonante com a Foz Velha", afirmou Fernando Braga de Matos.

Para o responsável, "o tribunal veio confirmar que a associação tinha razão quando alertou para a existência de nulidades".

"Em face da prova avassaladora da existência das ilegalidades/nulidades, e uma vez que o presidente da câmara até nem gostava do projeto, espera-se que retire finalmente as devidas consequências", acrescentou.

A Lusa contactou a autarquia para obter um comentário sobre o processo, mas não obteve resposta até ao momento.

ACG (JAP) // LIL

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.