Inflação em Moçambique sobe para 5,3% em julho e fica abaixo de 10% este ano

| Economia
Porto Canal com Lusa

Joanesburgo, 07 ago (Lusa) - O departamento de estudos económicos do Standard Bank considerou hoje que a inflação em Moçambique deve ter chegado a 5,3% em julho, comprovando a subida sustentada dos preços, que devem terminar o ano abaixo dos 10%.

"A taxa de inflação em Moçambique em julho indicou provavelmente que a trajetória de aumento é sustentada; esperamos que tenha chegado a 5,3% em julho, face aos 4,4% em junho, depois do valor mais baixo de 2,3% em abril", escrevem os analistas.

Numa nota enviada esta manhã aos investidores, e a que a Lusa teve acesso, o departamento económico do Standard Bank escreve ainda que "na segunda metade do ano há potencial para que os aumentos nas tarifas de eletricidade e nos preços dos combustíveis pressionem uma subida dos preços".

No entanto, concluem, "a inflação deve permanecer abaixo dos 10% até final do ano".

Na semana passada, o Fundo Monetário Internacional (FMI) previu um crescimento económico de 3,5 a 4% este ano, acelerando para 4 a 4,5% no próximo ano, depois de o PIB de Moçambique ter crescido 3,9% em 2017.

Segundo as previsões do FMI, a inflação ficará este ano abaixo de 6,5%, descendo para 5,5% em 2019 e as reservas internacionais líquidas vão manter-se a níveis confortáveis em 2018 e 2019, disse o chefe de missão do Fundo em Moçambique, Ricardo Velloso.

O desempenho da economia moçambicana neste e no próximo ano será "apoiada por reduções adicionais nas taxas de juro face ao cenário favorável da inflação", concluiu o responsável na apresentação da análise da economia, no final da semana passada.

MBA (PMA) // JH.

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Redução das taxas de IRS aplica-se a todos os rendimentos de 2024

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, anunciou esta sexta-feira que a redução das taxas de IRS vai aplicar-se a todos os rendimentos auferidos desde 01 de janeiro de 2024.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.