Jornal Diário Jornal das 13

Estudantes estrangeiros de arquitetura constroem casa polivalente em Matosinhos

| Norte
Porto Canal com Lusa

Vinte estudantes de arquitetura do Canadá, Austrália, México, Itália e Brasil vão construir até 11 de agosto, um edifício polivalente e lúdico no Conjunto Habitacional da Guarda, em Matosinhos, iniciativa promovida pela Casa da Arquitectura-Centro Português de Arquitectura.

Atualizado 07-08-2018 12:02

A revelação foi feita à agência Lusa pelo administrador da empresa municipal MatosinhosHabit, Tiago Maia, uma das entidades parceiras deste projeto em curso no distrito do Porto e coordenado pelo arquiteto italiano Roberto Cremascoli.

Pensado para ser um equipamento de apoio à comunidade, a sua construção, em regime de voluntariado, no conjunto habitacional em Perafita, acabou por ser a preferida "entre quatro opções", uma vez que "fica situada no coração da freguesia", explicou Tiago Maia.

A presidente da câmara de Matosinhos, Luísa Salgueiro, numa cerimónia agendada para as 12:00 de sexta-feira, marcará o início da construção da casa do Lugar da Partilha que será construída em madeira e estrutura de alumínio.

Prevista para estar pronta até 11 de agosto, no âmbito de um laboratório de autoconstrução promovido pela Casa da Arquitectura-Centro Português de Arquitectura, o espaço será depois dinamizado pela União de Freguesias de Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo, referiu o administrador.

Os moradores do bairro "foram também envolvidos no projeto", contribuindo “com ideias para a concretização deste Lugar de Partilha e/ou colaborando nos trabalhos de construção" refere o comunicado.

Fruto da colaboração entre a Casa da Arquitectura, a Câmara de Matosinhos, MatosinhosHabit e a União de Freguesias de Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo, "o programa Lugar de Partilha parte de uma filosofia que pretende demonstrar que o envolvimento das comunidades no projeto é crucial para a manutenção posterior dos equipamentos públicos", acrescenta a nota de imprensa.

Os custos da obra foram partilhados entre os parceiros institucionais e algumas empresas que também se quiseram juntar ao projeto, concluiu Tiago Maia.

+ notícias: Norte

Vespa asiática continua a provocar quebras na produção de mel em Portugal

A vespa asiática está atacar colmeias e a provocar quebras na produção de mel. A Quercus diz que desde 2011 que alerta para a necessidade de se criar uma estratégia para acabar com os problemas provocados por esta espécie invasora.

Voluntários de Chaves recolhem cinco mil litros de lixo das florestas

Dezenas de jovens voluntários limparam a floresta no concelho de Chaves. A recolha de lixo da associação "Inspira" tem como objetivo evitar incêndios. Desde julho, foram ja recolhidos cinco mil litros de lixo.

Homem esfaqueia dois jovens à porta de discoteca no Porto

Dois jovens com 19 e 20 anos foram esfaqueados à porta de uma discoteca na rua da Alegria, na cidade do Porto, na manhã desta terça-feira, disse ao Porto Canal fonte da Polícia de Segurança Pública (PSP).

(em atualização)

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.