Europeus/Glasgow: Ana Catarina Monteiro e Victoria Kaminskaya com novos recordes

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Glasgow, Escócia, 06 ago (Lusa) -- A nadadora Ana Catarina Monteiro bateu hoje o recorde nacional dos 200 metros mariposa, enquanto Victoria Kaminskaya estabeleceu duas vezes no mesmo dia o melhor registo luso nos 200 bruços, nos Europeus de Glasgow, Escócia.

Com o tempo de 2.08,03, Ana Catarina Monteiro conseguiu o quinto lugar na final, melhorando em 73 centésimos a marca que já era sua desde junho, obtida no Circuito Mare Nostrum, em França.

"Senti que podia chegar às medalhas, mantendo o sonho até aos últimos 50 metros. Senti-me muito bem fisicamente. Já tinha cumprido o sonho de estar na final, pelo que não coloquei qualquer pressão de objetivos. Por isso arrisquei tudo na parte inicial e quando cheguei aos últimos 50 metros ainda a lutar pelas medalhas não foi a parte física que fez a diferença, mas a ânsia, de chegar ao pódio", assumiu.

Aos 150 metros, Ana estava em segundo lugar, mas cedeu na última piscina para a húngara Boglarka Kapas (2.07,13), a russa Svetlana Chimrova (2.07,33), a britânica Alys Thomas (2.07,42) e a alemã Franziska Hentke (2.07,75).

"Agora é continuar a sonhar e a trabalhar. Há uma grande margem de progressão e muitos aspetos a melhoras é nesse foco que vou continuar, mas sempre com os pés bem assentes na terra", completou a atleta do Clube Fluvial Vilacondense.

Horas depois de conseguir um recorde nos 200 bruços, Victoria Kaminskaya melhorou-o, fixando-o agora em 2.27,19, cortando 15 centésimos ao anterior registo, o que valeu à atleta do Benfica o 11.º posto, a 35 centésimos da final.

Alexis Santos terminou em sétimo lugar a final dos 200 estilos, com o tempo de 1.59,99 minutos.

RBA // VR

Lusa/Fim

+ notícias: Desporto

Pinto da Costa diz que "o campeonato se decidiu em três sítios"

Jorge Nuno Pinto da Costa diz que há três jogos que definem o campeonato deste ano. O presidente do FC Porto falou esta segunda-feira ao Jornal 'O Jogo'.

Dick Jaspers quer FC Porto campeão europeu de bilhar

As rondas de qualificação da Taça da Europa de Clubes de Bilhar já começaram no Dragão Caixa mas o FC Porto só entra em prova na fase final da competição que começa no próximo sabádo. Até lá os dias são de preparação para Dick Jaspers, o jogador holandês do FC porto, que é o número 1 do ranking mundial, quer ajudar a equipa a vencer novamente o titulo europeu.

Jorge Nuno Pinto da Costa afirma que a criação do VAR "foi uma feliz iniciativa da Federação" mas que há pessoas "que só vêem para um lado"

Jorge Nuno Pinto da Costa, Presidente do FC Porto, comenta o momento atual da arbitragem e afirma que a Federação Portuguesa de Futebol criou o sistema do VAR com as melhores da intenções e "iria beneficiar a verdade dos resultados" mas que na prática "isso foi bom só para alguns".