Jornal Diário Jornal das 13

Quase dois terços dos alunos do 9º ano chumbaram a Matemática na 2ª fase

Quase dois terços dos alunos do 9º ano chumbaram a Matemática na 2ª fase
| País
Porto Canal com Lusa

Quase dois terços dos alunos do 9.º ano que realizaram prova final de Matemática na 2.ª fase não conseguiu aprovação, acontecendo o mesmo a 41% dos alunos que fizeram prova a Português, informou esta sexta-feira o Ministério da Educação (ME).

"A 2.ª fase das provas finais de ciclo do 9.º ano de escolaridade destinou-se aos alunos que se encontravam em situação de não aprovação no ciclo. Assim, os alunos que tiveram acesso à 2.ª fase das provas finais são, naturalmente, os alunos que demonstraram maiores dificuldades ao longo do ano letivo, sendo as médias das classificações das provas finais de Português (91) e de Matemática (92) mais baixas, relativamente aos resultados da 1.ª fase", lê-se num comunicado hoje divulgado pela tutela.

De acordo com os dados, a média registada na prova de Matemática da 2.ª fase foi negativa, com uma nota média de 21%, pior do que o nível médio de 24% registado em 2017.

A taxa de reprovação foi de 63%.

Já a Português a nota média foi positiva, de 51%, melhor do que os 47% da 2.ª fase de 2017.

Na 1.ª fase das provas finais do 9.º ano de escolaridade mais de metade dos alunos do nono ano de escolaridade obteve nota negativa no exame de Matemática, enquanto a Português cerca de 87% alcançou uma classificou igual ou superior a 50%.

A 2.ª fase das provas finais do 9.º ano de escolaridade decorreu em 1.245 escolas, tendo sido realizadas 6,671 provas, das quais 3,456 provas de Português e 3.046 de Matemática, tendo sido classificadas por 375 professores.

+ notícias: País

Mais de 70 patrulhas militares reforçam prevenção de incêndios

Mais de 70 patrulhas militares (19 da Marinha e 53 do Exército), num total de 226 militares, estão no terreno desde este sábado e até ao dia 25 para apoiar a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) na prevenção de incêndios.

Famílias com bebés recém-nascidos recebem apoio de projeto solidário

Várias famílias carenciadas com bebés recém-nascidos, de Norte a Sul do país, estão a ser apoiadas durante um ano por um projeto inovador. O Porto Canal foi conhecer o caso do Moisés, um bebé de quatro meses que recebeu um cabaz com vários produtos, sendo que para os pais esta é uma ajuda preciosa.

Sindicatos dizem que greve dos enfermeiros foi êxito e teve adesão de 95%

A greve dos enfermeiros, que durou cinco dias e termina esta sexta-feira, teve uma adesão de 95%, foi um "êxito" e levou ao cancelamento de mais de 2.000 cirurgias, avançou o presidente da Federação Nacional dos Sindicatos de Enfermeiros.

Atualizado 18-08-2018 11:46

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.