Portugal foi o terceiro país da UE onde a produção de cerveja mais cresceu

| Economia
Porto Canal com Lusa

Bruxelas, 03 ago (Lusa) -- Portugal foi o terceiro país da União Europeia (UE) onde a produção de cerveja com álcool mais cresceu em 2017, indica um estudo do Eurostat, que revela que foram produzidos quase 81 litros por cidadão no espaço comunitário.

O estudo, publicado hoje por ocasião do Dia Mundial da Cerveja, indica que a UE produziu mais de 41 mil milhões de litros de cerveja em 2017, mais 2,5 mil milhões do que no ano anterior, o que equivale a quase 81 litros desta bebida por cada cidadão comunitário.

Segundo o gabinete de estatísticas da UE, a Holanda foi o país dos 28 em que a produção mais aumentou em 2017, por comparação com 2016, tendo disparado 48%. Reino Unido (14%) e Portugal, com 11%, completam o 'pódio' deste 'ranking'.

No entanto, e apesar do aumento exponencial da produção, Portugal está longe de entrar no lote de maiores produtores de cerveja, que é encabeçado pela Alemanha, que gera 8,1 mil milhões de litros -- um de cada cinco litros da bebida produzidos na UE tem origem nas fábricas alemãs.

À Alemanha, responsável por 20% da produção comunitária, seguem-se o Reino Unido (5,6 mil milhões de litros, ou 14%), a Polónia (4 mil milhões ou 10%), a Holanda 3,9 mil milhões ou 9%), a Espanha (3,6 mil milhões ou 9%) e a Bélgica (2,4 mil milhões ou 6%).

Os restantes Estados-membros produziram 'apenas' 13,6 mil milhões de litros, o equivalente a 33% do total.

Países de cerveja de e por excelência, Holanda (1,9 mil milhões de litros), Alemanha e Bélgica (ambos com 1,6 mil milhões) foram os principais exportadores para destinos fora da UE.

Quase uma em cada três cervejas com álcool exportadas pelo bloco comunitário em 2017 foram para os Estados Unidos (1,1 mil milhões de litros), seguindo-se a China (520 milhões), o Canadá (210 milhões) e a Coreia do Sul (175 milhões).

AMG // ATR

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Com Páscoa à porta, preços do cacau atingem máximos 

O preço do cacau nos mercados internacionais disparou 150% desde o início do ano e tocou pela primeira vez os 10.000 dólares por tonelada, mas há dúvidas que o pico tenha sido atingido, segundo os analistas consultados pela Lusa.

Vai trabalhar no feriado? Pode ter direito a compensação adicional

Na sexta-feira Santa, no dia 29 de março, é comum associar-se à ideia de descanso para muitos. Contudo, quanto à compensação pelo trabalho realizado neste feriado, a resposta não é simples e direta, mas sim variável conforme as circunstâncias individuais.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.