Vendas a retalho sobem 0,3% em junho na zona euro, recuam 1,2% em Portugal

| Economia
Porto Canal com Lusa

Bruxelas, 03 ago (Lusa) -- As vendas a retalho cresceram em junho 0,3% na zona euro, mantendo-se estáveis na União Europeia (UE) face a maio, com o indicador a recuar 1,2% em Portugal, segundo o Eurostat.

Em junho, por comparação com o mês precedente, o volume de vendas a retalho aumentou 0,3% na zona euro, tendo-se mantido inalterado na UE. Em maio, o comércio a retalho tinha avançado 0,3% na zona euro e 0,6% nos 28.

De acordo com o gabinete de estatísticas da UE, Portugal observou uma descida de 1,2% na variação em cadeira, depois de, em maio, ter registado o maior aumento mensal das vendas a retalho (4,7%).

Entre os Estados-Membros, as maiores subidas pertenceram à Alemanha (1,2%), Espanha e Polónia (0,7% em ambas), enquanto as principais quebras ocorreram na Suécia e Finlândia (-2,1% nos dois países), e na Estónia (-1,9%).

Já na comparação homóloga, as vendas a retalho aumentaram em junho 1,2% na zona euro e 1,9% na UE.

Face ao mesmo mês de 2017, Roménia (7,8%), Lituânia (7,2%), Hungria (6,1%) e Bulgária (6,0%) foram os Estados-Membros onde o indicador mais cresceu, enquanto Malta (-1,5%), Áustria (1,4%), e Estónia (1,2%) registaram as maiores descidas.

Em Portugal, o indicador avançou 3,5% na variação homóloga.

AMG // ATR

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.