Moradores do Centro Histórico do Porto manifestaram-se contra os despejos

Moradores do Centro Histórico do Porto manifestaram-se contra os despejos
| Norte
Porto Canal com Lusa

Cerca de 30 pessoas manifestaram-se hoje, em frente à Câmara do Porto, numa ação da Associação de Moradores do Centro Histórico com o objetivo de "alertar o presidente" para os despejos que consideram ser "o terrorismo que assolou a cidade".

"Para satisfazer o alojamento a turistas, estão a atirar famílias portuguesas para a rua. Este terrorismo [despejos] assolou a cidade do Porto, nomeadamente nas seis freguesias do centro histórico, que eram consideradas o antro da cidade e que agora passaram a ser a zona rica do Porto", disse à Lusa António Dias, morador na freguesia de Miragaia.

António Dias, de 63 anos, foi despejado há um ano da casa onde viveu "desde sempre".

"O termo do contrato acabou e a rua é o único local que nos aguarda. Felizmente tive a ajuda da minha cunhada, com quem vivo atualmente", explicou.

"Nada contra os turistas, acabem com a lei da Cristas", "Mais habitação para a população", "Habitação sim, despejos não", foram algumas das frases de protesto das cerca de 30 pessoas que se juntaram em frente à Câmara Municipal do Porto.

Com o objetivo de "alertar" e "chamar à atenção" do presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, e dos restantes autarcas, os moradores vestiram-se de preto como símbolo de "luto".

"É inadmissível tirarem-nos da nossa casa. Fomos criados e nascidos lá e agora querem que vamos para os bairros", frisou Zeldira Costa, moradora na rua Mouzinho da Silveira, freguesia da Sé e São Nicolau, no Porto.

Zeldira Costa vive há 30 anos na casa onde "criou os filhos e netos" e é "das poucas" que resistiu aos despejos.

"A senhoria queria dar-me dez mil euros para sair, eu recusei e bati o pé, ainda fui a tribunal, mas de nada valeu. Ela fez-me a vida negra", contou Zeldira.

Aos que chegavam e se juntavam à manifestação eram dados apitos e as faixas davam lugar a perguntas como 'Posso viver onde nasci?'.

A "luta" dos moradores do Centro Histórico não é a de Carlos Ribeiro, morador na zona da Lapa, que apenas se juntou à manifestação para "apoiar quem já apoiou algum dos moradores da Lapa", explicou.

A Associação de Moradores do Centro Histórico do Porto, criada há cerca de um mês, prevê que a manifestação à porta da câmara municipal dure até às 22:00.

Contactada pela Lusa, a Câmara do Porto afirmou desconhecer os motivos da manifestação.

"Se a Lusa se refere a 11 pessoas que hoje se colocaram em frente à estátua de Almeida Garrett fazendo barulho durante horas, a Câmara do Porto desconhece em absoluto os motivos ou porque ali estão", afirmou a autarquia.

+ notícias: Norte

Homem fica preso entre camião e muro em Viana do Castelo

Um acidente de trabalho fez uma vítima, esta sexta-feira de manhã, na freguesia de São Romão de Neiva, em Viana do Castelo, avançou ao Porto Canal fonte do Comando Territorial de Viana do Castelo.

“Fui ao mar buscar água para lavar a louça”. 14 pessoas vivem sem água e luz no parque de campismo de Cortegaça

Sem acesso a água potável e eletricidade. É assim que 14 pessoas ainda vivem no parque de campismo de Cortegaça, no concelho de Ovar. Dívidas contraídas pela anterior gestão da infraestrutura estão na origem de um problema cuja solução, mais de meio ano depois, poderá chegar já no final do mês de abril.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.