Catarina Martins lembra que toda a direção do BE esteve solidária com Robles

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 31 jul (Lusa) - A coordenadora do BE recordou hoje que toda a direção bloquista decidiu manter a confiança política no vereador Ricardo Robles, num primeiro momento, tendo "as circunstâncias" mostrado "muito difícil" a sua manutenção no cargo.

"A direção do BE manteve a sua inteira solidariedade com Ricardo Robles neste tempo todo", declarou Catarina Martins à saída de uma audiência com o Presidente da República, no Palácio de Belém, na qual esteve acompanhada pelo líder parlamentar, Pedro Filipe Soares, e pelo vice-presidente da Assembleia da República José Manuel Pureza.

Catarina Martins sustentou que "as circunstâncias demonstraram que se tornava muito difícil" manter o exercício da função de vereador, e que "Ricardo Robles chegou ele próprio a essa conclusão, discutiu-a com a direção e a direção aceitou esse pedido de demissão".

Num primeiro momento, disse, a seguir à publicação de notícias sobre um imóvel comprado por Ricardo Robles em Alfama, a direção analisou e considerou que, "embora a decisão anterior [de potencial venda do imóvel comprado antes por preço inferior] fosse uma decisão que contrariava" aquilo que o BE defende, Ricardo Robles "continuava a ter as condições para exercer o seu cargo de vereador".

A coordenadora bloquista envolveu, assim, toda a direção nas diversas fases deste processo, que culminou com a renúncia de Robles, na segunda-feira, comunicada como tendo acontecido no domingo.

Na segunda-feira, o fundador do BE e ex-líder da UDP Luís Fazenda afirmou ao jornal i que seria necessário "tirar conclusões" de uma situação que é condenável do ponto de vista dos bloquistas.

ACL // JPS

Lusa/fim

+ notícias: Política

"Não fazia qualquer sentido". Rui Moreira confirma ter recusado convite para número 2 da AD às Europeias

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, confirmou esta terça-feira que foi convidado no domingo à noite por Luís Montenegro para ser o número dois da lista da AD ao Parlamento Europeu, mas recusou.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".