Cuidados Paliativos do hospital São João abrem com 12 camas e mais pessoal

| Norte
Porto Canal com Lusa

A Unidade de Cuidados Paliativos do Hospital São João, no Porto, foi esta segunda-feira inaugurada com 12 camas e o aumento dos profissionais dedicados ao serviço, que, segundo a diretora, tardou dez anos em concretizar-se.

Atualizado 31-07-2018 11:51

Segundo a diretora do serviço de Cuidados Paliativos do Centro Hospitalar São João, Edna Gonçalves, a unidade esta segunda-feira inaugurada, com a presença do secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo, "é a materialização de um sonho que era fundamental".

Com 12 camas e um aumento de profissionais, nomeadamente enfermeiros e assistentes operacionais, que eleva para 40 o número de recursos humanos disponíveis no serviço, a nova unidade tem ao nível das camas a resposta "possível".

"Doze camas, neste hospital é o possível, pois estamos a falar de um hospital que faz para o ano [2019] 60 anos", disse Edna Gonçalves.

Segundo adiantou, caso houvesse mais espaço, o número subiria para "20 camas", mas "menos de oito e mais de 20 não são geríveis neste tipo de unidade".

"O rácio definido pelo plano estratégico foi cumprido nesta unidade: para além dos seis enfermeiros que já tínhamos, chegaram mais 15, temos nove assistentes operacionais quando não havia nenhum, passamos a ter também um assistente técnico e vamos aumentar o apoio de psicologia e de assistência social. Virá também mais uma médica que nos permitirá ter médico sete dias por semana, 12 horas por dia", descreveu.

Ao todo serão "cerca de 40 profissionais em todo o serviço, sendo a unidade uma valência desse serviço", disse a diretora, referindo que vão ser assistidos "doentes oncológicos e não oncológicos, com doenças neuromusculares, com demência em situação complexa, com insuficiência respiratória, cardíaca, hepática, hematológica e doentes transplantados, todo o tipo de doentes com doenças incuráveis".

O secretário de Estado destacou o "momento histórico" da inauguração de "uma unidade para doentes altamente complexos, que vai servir de formação, de escola a outros profissionais de saúde, que vai ser local de investigação e que, acima de tudo, vai dar uma resposta aos utentes e suas famílias numa área que é carenciada e onde o governo quer investir".

Questionado sobre o facto de, tal como foi evidenciado por Edna Gonçalves, a unidade ter demorado 10 anos a abrir, Fernando Araújo reconheceu-o, mas preferiu valorizar o facto já estar em funcionamento.

"A partir de hoje temos aqui uma resposta que não tínhamos", concluiu o governante.

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.