BE preocupado com alegadas descargas ilegais no rio Balsemão, em Lamego

BE preocupado com alegadas descargas ilegais no rio Balsemão, em Lamego
| Norte
Porto Canal com Lusa

O núcleo concelhio de Lamego do BE mostrou-se hoje preocupado com alegadas descargas ilegais de efluentes no rio Balsemão, que deixaram as águas com uma “cor acastanhada” e um “odor pérfido e nauseabundo”.

Em comunicado, o BE refere que o rio Balsemão, “que passa pela cidade de Lamego e desagua na margem esquerda do rio Varosa, infelizmente não parece ser exceção à poluição generalizada que se tem encontrado em cursos de água um pouco por todo o país”.

Isto porque, segundo o BE, nos últimos dias se verificaram “alterações significativas nas características da água, observáveis pela cor acastanhada e pelo odor pérfido e nauseabundo, junto ao Bairro da Ponte”.

Hoje de manhã, elementos do BE deslocaram-se ao local, tendo constatado as características da água “no preciso momento em que estaria a decorrer uma descarga”.

Atendendo a “esta situação anómala, lamentável e preocupante”, foram acionados “todos os meios de denúncia”, tendo sido formalizada “uma queixa junto das autoridades competentes para que se proceda à análise da qualidade da água e à identificação do problema e da origem”, refere.

“Confirmando-se a situação de crime ambiental, lutaremos até às últimas consequências para que os autores sejam severamente punidos”, garante o BE.

No entender da estrutura partidária, poderá estar em causa “não só um crime ambiental, mas também a saúde pública” e, portanto, apela ao município “para que, em conjunto com as autoridades de saúde, use os meios à disposição para diagnosticar e resolver o problema o mais rapidamente possível”.

O BE recorda que “esta questão da poluição no rio Balsemão e noutros cursos de água é já uma problemática recorrente no concelho, seja neste mesmo local (geralmente no inverno), no rio Coura (mais evidente nas localidades de Medelo e Lages) ou em Cambres”.

+ notícias: Norte

Trabalhadores da Continental Mabor em Famalicão exigem aumentos salariais

Os trabalhadores da fábrica de Vila Nova de Famalicão da multinacional alemã Continental Mabor concentraram-se esta quinta-feira frente à fábrica para reivindicar um aumento salarial intercalar de 40 euros, para fazer face ao aumento do custo de vida.

Aeroporto Francisco Sá Carneiro vai contar com dez novas ligações diretas 

O Aeroporto Francisco Sá Carneiro vai contar com dez novas ligações diretas e com um reforço de outras já existentes.

O Presidente do Turismo do Porto e Norte diz que este acréscimo vai contribuir para uma subida das receitas hoteleiras da região.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.