Toni Prostran: "Não vejo a hora de começar"

Toni Prostran: "Não vejo a hora de começar"
fcporto.pt
| FC Porto
Porto Canal com fcporto.pt

Toni Prostran é o mais recente reforço da equipa de basquetebol do FC Porto, tendo assinado com o clube um contrato válido por uma temporada, até 30 de junho de 2019. O base croata, de 27 anos e 1,83m, chega à Invicta já com muita experiência europeia acumulada: representou KK Zadar e KK Zagreb (Croácia), Norrkoping Dolphins, BC Lulea e Jämtland Basket (Suécia), Nevezis Kedainiai (Lituânia) e Kolossos H Hotels (Grécia).

Ao longo da carreira, Toni Prostran tem-se destacado pela forma como faz as equipas jogar e como assiste os companheiros, registando também percentagens de lançamento acima da média, inclusive nas seleções jovens da Croácia. Conquistou a medalha de bronze no Europeu de Sub-18 (2008), na Grécia, e no Mundial de Sub-19 (2009), na Nova Zelândia, sendo que neste último foi eleito o Melhor Base e o Melhor Passador da competição (médias de 17.8 pontos, 5.1 ressaltos e 5.3 assistências por jogo).

Também em 2009, Toni Prostran brilhou intensamente no Europeu de Sub-18 disputado em Metz, na França, no qual foi o melhor marcador (20.9 pontos e 7.9 assistências por jogo). Além de líder nos pontos e nas assistências, Toni Prostran foi eleito o Melhor Base da prova e escolhido para o Cinco Ideal. As distinções individuais não se ficam por aqui e têm continuidade como sénior: foi eleito o Jogador do Ano na Suécia (2014/15 e 2015/16) e na Lituânia (2016/17). Na segunda metade da época passada, registou médias de 15.7 pontos, 1.9 ressaltos e 5.1 assistências por jogo no Jämtland Basket.

“Contratámos um dos bases mais talentosos do basquetebol europeu. Toni tem uma ampla experiência internacional, com as seleções croatas e também a nível de clubes, tendo disputado diferentes campeonatos nacionais. Esta experiência garante que o período de adaptação ao nosso sistema será rápido e, dentro do campo, será importante para nós na participação nas competições europeias e nos diferentes pontos altos das provas nacionais. A nível técnico e tático, Toni Prostran deve ser definido como um base puro ou de raiz. Máximo assistente em muitas provas, é capaz de criar vantagens para os seus companheiros através do pick and roll e do jogo de um contra um. Também pode assumir o papel de concretizador se for necessário, pois é um excelente lançador”, afirmou o treinador Moncho López.

Em exclusivo a fcporto.pt, o base croata revelou porque escolheu o FC Porto para prosseguir a carreira e não esqueceu o papel fundamental de Moncho López no momento de tomar a decisão. Considerando-se um jogador altruísta e que coloca sempre o coletivo em primeiro lugar, Toni Prostran já sabe o que quer de Dragão ao peito: “O objetivo do FC Porto é ser campeão, mas também queremos conquistar todos os outros troféus a nível interno”.

Porquê o FC Porto?
“Tive várias propostas, mas achei que o melhor para mim e para a minha família seria ir para o FC Porto. Senti que o treinador me queria mesmo e que acredita que posso ajudar a equipa. Além disso, para mim, o FC Porto é um grande clube, e toda a gente sabe o que o enorme prestígio que o FC Porto tem a nível mundial. Estou muito feliz por ter a oportunidade de vestir esta camisola e não vejo a hora de começar.”

O que pode dar/acrescentar à equipa
“Posso jogar nas posições 1 e 2, pois posso ser um base puro e um marcador de pontos. Tudo o que o treinador me pedir, vou dar o meu melhor para o fazer. Não sou um jogador egoísta e, para mim, a equipa é sempre o mais importante. O meu trabalho é tornar as coisas mais simples para os meus companheiros.”

O título nacional e o resto
“O objetivo do FC Porto é ser campeão, mas também queremos conquistar todos os outros troféus a nível interno. Na Europa, daremos o nosso melhor para ir o mais longe possível, sabendo que defrontaremos adversários fortes e com muita qualidade. A nível individual, simplesmente quero estar sempre saudável e disponível para a ajudar a equipa. Quanto estou bem, sei que posso ajudar muito os meus companheiros.”

+ notícias: FC Porto

FC Porto sofre derrota frente ao THW Kiel na Liga dos Campeões de andebol

O FC Porto perdeu hoje em casa com os alemães do THW Kiel, por 31-27, na terceira jornada do Grupo B da Liga dos Campeões de andebol, competição em que a equipa portuguesa soma três derrotas.

Ghilas de regresso aos treinos do FC Porto após integrar seleção da Argélia

O regresso de Ghilas, que esteve ao serviço da seleção de futebol da Argélia, e as chamadas de Mikel, Pedro Moreira e Caballero, da equipa B, foram as notas do treino de hoje do FC Porto, no Olival.

Josué e Varela de regresso aos treinos do FC Porto

Os regressos de Josué e Varela, titulares no triunfo de Portugal sobre o Luxemburgo (3-0), constituiram hoje as novidades do treino do FC Porto, que prepara o jogo com o Trofense, da Taça de Portugal em futebol.