Cavaco diz que Portugal está a fazer a sua parte para ultrapassar tempo difícil e exigente

| Política
Porto Canal

O Presidente da República recordou hoje o tempo "difícil e exigente" que Portugal e a Europa atravessam, sublinhando que com "sacrifícios e determinação" o país está a fazer a sua parte para os ultrapassar e cumprirá os compromissos assumidos.

"Portugal e a Europa vivem atualmente um tempo particularmente difícil e exigente. A Europa deverá, com caráter de urgência, promover soluções que fomentem o crescimento económico e o emprego", afirmou o chefe de Estado, na tradicional mensagem do 10 de Junho dirigida às comunidades portuguesas.

Sublinhando que "com sacrifícios e com determinação, Portugal está a fazer a sua parte" e "como sempre aconteceu no passado, cumprirá os compromissos assumidos no plano internacional", Cavaco Silva notou que os portugueses estão cientes das muitas dificuldades, mas também com "vontade de as vencer".

Contudo, frisou, para tal, Portugal precisa de todos e "ninguém está dispensado" de ajudar o país numa altura tão decisiva como a que se vive.

Dirigindo-se diretamente aos portugueses que vivem fora de Portugal, o chefe de Estado enalteceu o "legado de Portugal no mundo" que representam, repetindo o apelo para que "a diáspora seja uma embaixada de Portugal nos vários continentes".

"Pelo prestígio que detêm os seus membros, pelas raízes que souberam criar em tantos países, mas também pelo facto de manterem laços profundos com Portugal, as comunidades da diáspora devem mobilizar-se como agentes ativos da portugalidade, dando a conhecer ao Mundo a realidade do nosso país", disse.

Na mensagem dirigida às comunidades portuguesas, Cavaco Silva defendeu ainda que se deve inovar na forma como os portugueses se relacionam com os seus compatriotas que vivem longe da pátria.

"Nos nossos dias, não precisamos de muralhas para nos defender de quaisquer inimigos. Precisamos de pontes para reforçar laços com os países amigos. Os portugueses no estrangeiro e os lusodescendentes são construtores de pontes e os principais protagonistas do diálogo universal que sempre nos caracterizou. É um capital que não podemos desperdiçar, um património que devemos aproveitar nesta fase crucial da afirmação da nossa soberania", acrescentou.

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.